Um Airbus A320neo da LATAM sofreu um grave acidente ao iniciar a decolagem no Aeroporto Jorge Chavez, em Lima, no Peru. A aeronave, que fazia o voo LA 2213 para a LATAM Peru, com destino à cidade de Juliaca, se chocou com um caminhão do Corpo de Bombeiros que invadiu a pista.
Com a colisão, o motor direito do jato se desprendeu assim como o trem de pouso direito colapsou, fazendo com que o Airbus se arrastasse por centenas de metros até parar. A asa direita atingiu o solo e começou a pegar fogo, com os tanques quase completos de combustível. Outros veículos anti-incêndio do aeroporto, que estavam na área, agiram rapidamente para apagar o incêndio.
Segundo a imprensa local, dois bombeiros que estavam a bordo do veículo faleceram. A LATAM, por sua vez, emitiu nota afirmando que não houve vítimas entre os passageiros e tripulantes.
“No momento, podemos informar que não houve mortes entre as pessoas que estavam a bordo de nosso avião. Neste momento, estamos focados no apoio aos passageiros e famílias. Da mesma forma, está sendo feito um trabalho em coordenação com as autoridades competentes para apoiar as investigações sobre o ocorrido o mais rápido possível”, disse a companhia aérea.
O jato acidentado é bastante novo, com cinco anos de operação. O A320neo de matrícula CC-BHB foi recebido pela LATAM Chile em novembro de 2017 por meio de leasing com a empresa Avolon.