Airbus A321XLR atrasa novamente e entrada em serviço fica para o segundo semestre

Jato de um corredor com alcance de widebody deveria iniciar operação até o final de junho. LATAM é uma das clientes do modelo
LATAM A321XLR
LATAM espera receber primeiro A321XLR em 2025 (Airbus)

O aguardado A321XLR, versão de ultra longo alcance do jato de fuselagem estreita, teve sua entrada em serviço postergada para o 3º trimestre de 2024, revelou a Airbus.

Até então, a fabricante planejava que o primeiro avião começasse a operar no 2º trimestre deste ano. A meta anterior, no entanto, já trazia um atraso em relação ao plano original, de início dos voos comerciais em 2023.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Segundo o Airbus, o primeiro A321XLR de um cliente entrou na Linha de Montagem Final (FAL em inglês) em dezembro apenas. O novo atraso foi justificado por conta do processo de certificação que “levou um pouco mais de tempo do que inicialmente esperado”, disse Guillaume Faury, CEO da empresa.

LATAM será uma das clientes na América do Sul

A aeronave promete voar distâncias hoje só capazes com widebodies. São 8.700 km de alcance, suficiente para ir a destinos na Europa partindo de regiões centrais do Brasil.

A321XLR
A321XLR (Airbus)

A LATAM é, por enquanto, a única cliente do modelo no Brasil, e espera receber os primeiros jatos em 2025.

Entretanto, o A321XLR ainda aguarda a certificação de tipo da EASA, autoridade de aviação civil europeia, e da FAA, a agência similar dos EUA.

Há ao menos 550 pedidos da versão, de dezenas de companhias aéreas do mundo.

A Airbus produz o A320 na França, Alemanha, EUA e China (Airbus)

Metas de produção

Em seu relatório de resultados de 2023, a Airbus confirmou que trabalha para atingir uma razão de produção mensal da família A320neo de 75 aeronaves até 2026.

O A220, que é montado no Canadá e nos EUA, tem meta de 14 aeronaves mensais dentro de dois anos.

Entre os widebodies, a Airbus pretende fabricar mensalmente quatro A330 ainda neste ano, enquanto o A350 terá uma produção mensal de 10 aeronaves em 2026.

 

Total
0
Shares
2 comments
  1. Em reportagens anteriores falaram que esta aeronave ficaria mais pesada que o projeto original (tanque extra na fuselagem) e teria o alcance diminuído para cerca de 8.350 km mas agora dizem que os 8.700 km são esperados. Só em serviço para saber as reais capacidades deste modelo.

  2. Dario, o presidente da Airbus disse hoje que a “performance” do A321XLR está de acordo com a expectativa, mas não quis cravar que ele voará 8.700 km.

Comments are closed.

Previous Post
Airbus A330-900 - aeronave agora pode decolar com peso máximo de 251 toneladas

Airbus confirma meta de entrega de 800 aeronaves em 2024

Next Post

Universidade herda helicóptero Bell 407 GX que se acidentou em 2022 em São Paulo

Related Posts
Total
0
Share