A Iberia concluiu o primeiro voo comercial do A321XLR, jato comercial de fuselagem estreita com o maior alcance para um bimotor, nesta quarta-feira, 6.
O jato de matrícula EC-OIL, que foi entregue pela Airbus na semana passada, assumiu o voo IB1499 entre Madri (Barajas) e Paris (Charles de Gaulle), que foi concluído em 1 hora e 37 minutos.
O A321XLR cumprirá ainda outra três pernas entre as duas cidades e deve ser usado na rota até 13 de novembro, para que tripulantes e pessoal de terra se acostumem a operá-lo.
O primeiro voo de longa distância está agendado para 14 de novembro, entre Madri e Boston, nos Estados Unidos.
Atualmente, a Iberia voa com widebodies como o A330 e o A350 na rota e que são menos eficientes. O A321XLR possui um peso máximo de decolagem (MTOW) de menos de 100 toneladas contra 251 toneladas do A330-200.
O consumo de combustível por assento é cerca de 30% menor que esses grandes aviões e na Iberia o A321XLR é configurado com 182 assentos (14 na executiva e 168 na econômica) contra 288 do A330-200.
A Iberia terá ao todo oito A321XLR em sua frota dos 14 encomendados pelo Grupo IAG. Os demais aviões serão entregues à Aer Lingus.