A Airbus apresentou as primeiras imagens do A321XLR número de série 11000, primeira de três aeronaves de testes da variante de longo alcance do jato de um corredor.
Segundo a fabricante, os principais componentes estruturais da aeronave foram unidos em uma das quatro linhas de montagem da unidade de Hamburgo, na Alemanha. Outros dois A321XLR também serão utilizados na campanha de testes de certificação, cujo voo inaugural está previsto para 2022.
Para dar forma ao primeiro A321XLR, a Airbus uniu os chamados MCAs, conjuntos estruturais pré-montados oriundos de outras fábricas do grupo. O nariz e fuselagem dianteira vieram de Saint Nazaire (França), as asas, de Broughton (Reino Unido), os trens de pouso foram fornecidos pela Safran, o estabilizador vertical, da Stade, e os horizontais, da Getafe, além de Hamburgo ter montado o centro e a fuselagem traseira.
Apesar de ter escolhido Hamburgo para iniciar o programa, a Airbus estenderá a produção do A321XLR para outras locações. “Para a família A321, iniciamos todas as versões principais em Hamburgo e é nossa intenção construir essas aeronaves também em outros locais”, disse Michael Menking, chefe dp programa A320.
A nova versão do A321XLR tem como diferença mais significativa o Tanque central traseiro (RCT) (Rear-Centre-Tank em inglês), que acomoda 12.900 litros de combustível extra e é o responsável pela autonomia recorde de 4.700 milhas náuticas (8.700 km).
A partir de agora, o avião MSN11000 receberá a instalação da instrumentação de testes de voo e os motores CFM Leap com suas naceles. Os turbofans serão então testados assim como os mecanismos de retração de trem de pouso, seguido de uma inspeção de qualidade da aeronave.
Por fim, o primeiro A321XLR receberá seu esquema de pintura e será enviado para a equipe de testes de voo, que iniciará todo um processo de cheque no solo que envolve os controles de voo, APU, motores e demais sistemas.
A Airbus planeja colocar o A321XLR em serviço a partir de 2023.