A FAA, agência de aviação civil dos EUA, concedeu o certificado de tipo para o jato Airbus A321XLR em 2 de outubro, revelou o The Air Current.
A informação, no entanto, só acabou pública em 5 de dezembro após o órgão federal atualizar planilhas de dados da família A320.
O aval da agência de aviação civil dos EUA abre caminho para as primeiras entregas do jato de fuselagem estreita de ultra longo alcance para companhias aéreas norte-americanas em 2025.
Contudo, apenas a variante A321-253NY, equipada com motores CFM Leap-1A, foi certificada, a exemplo do que fez a EASA (agência europeia de aviação civil) em julho.
O A321XLR (A321-271NY) que utiliza os turbofans Pratt & Whitney GTF continua sem autorização para voos comerciais. A expectativa é que os reguladores aprovem a versão em 2025.
A Qantas, por exemplo, espera pelos seus primeiros aviões do tipo em abril, o que sugere que a certificação deva ocorrer no primeiro trimestre.
A Airbus construiu três aeronaves de testes, sendo uma delas equipada com o motor da PW, mas o processo de desenvolvimento acabou sendo um pouco mais lento que o jato com o Leap-1A.
Por enquanto, a fabricante entregou apenas um A321XLR, para a Iberia no final de outubro e que assumiu voos de longa distância em 14 de novembro.
Há ao menos cinco jatos em fase final de produção, dois deles que voaram, ambos da Aer Lingus, mas não se sabe quando serão entregues.