O aguardado A321XLR, variante de ultra longo alcance do bem sucedido jato comercial da Airbus, deve ter o primeira aeronave entregue no terceiro trimestre de 2024, após alguns adiamentos.
Capaz de voar por até 8.700 km, o A321XLR foi escolhido por vários clientes, entre eles a LATAM e o Grupo IAG, que é dono da British Airways e a Iberia, entre outras.
Pelo planejamento do grupo, a meta é receber 14 aeronaves do modelo até 2026 e que serão usados por algumas de suas afiliadas.
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Originalmente, a Aer Lingus seria a estreante do avião, mas problemas trabalhistas na Irlanda teriam feito o IAG mudar os planos e concentrar os primeiros A321XLR na Iberia.
De fato, um A321XLR parcialmente pintado com as cores da Iberia foi avistado na fábrica da Airbus em Hamburgo, confirmando os rumores que a empresa aérea está a caminho de recebê-lo em breve.
Novos destinos nos Estados Unidos e Brasil
Segundo o jornal El País, a Iberia planeja colocar os primeiros jatos em rotas transoceânicas para os Estados Unidos e o Brasil.
Atualmente a empresa aérea espanhola voa com widebodies para destinos nos EUA como Nova York, Miami, Chicago, Boston, Dallas e Los Angeles, além de voos sazonais para San Francisco e Washington.
Com o A321XLR, capaz de transportar até 244 passageiros, a Iberia poderia lançar voos para Atlanta, Orlando, Charleston e Filadélfia.
Para o Brasil, o foco é estabelecer rotas para a região nordeste, ampliando a atuação hoje restrita à São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os destinos avaliados estariam Salvador e Natal, segundo a coluna Cinco Dias do jornal.
O grande atrativo do A321XLR é seu baixo custo operacional, cerca de 30% inferior ao de aeronaves semelhantes de mesmo porte. Comparado aos pesados widebodies, o Airbus é ainda mais vantajoso, embora não tenha um porão tão espaçoso para carga.