Uma olhada nas tabelas de entregas e encomendas da Airbus de setembro mostra uma coluna com números extremamente baixos quando comparados aos mais de 6.700 A321 encomendados, por exemplo.
São apenas 12 aeronaves encomendadas das quais sete já aparecem entregues. Mas que avião é esse que ninguém quer?
Estamos falando do A330-800neo, widebody menor que o irmão A330-900, e que possui como destaque o enorme alcance, de até 15.094 km.
Embora seja o substituto do bem-sucedido A330-200 (que opera hoje na Azul) e possa levar entre 220 e 260 passageiros em classes mistas, o A330-800 quase não atraiu interessados após dez anos de seu lançamento. E a pequena lista de clientes pode perder um deles.
Segundo a Aviation Week, a Garuda Indonesia, dona de um pedido de quatro aeronaves, teria cancelado o acordo com a Airbus em favor de arrendar outros widebodies.
A transportadora da Indonésia havia assinado uma Carta de Intenção em 2019 para operar o A330-800 em meio a pedidos do A330-900.
Segundo a fabricante, havia 12 pedidos firmes do A330-900 pela Garuda, dos quais apenas três foram entregues, todos em 2019 – além dos quatro aviões menores.
Apenas um avião pendente de entrega
Se for confirmado, o cancelamento fará com o que A330-800 passe a ter apenas oito aeronaves encomendadas das quais sete já foram entregues.
A Kuwait Airways é sua maior cliente, com quatro aviões recebidos em 2020 e 2022. A Uganda Airlines tem outros dois A330-800 e a Air Greenland uma única aeronave, a última entregue do tipo em dezembro de 2022.
Resta ainda uma aeronave pendente de um cliente não identificado, segundo a Airbus.
Aparentemente, o A330-800 não é considerado um produto ruim, mas talvez ofereça algo que as companhias aéreas não precisam atualmente, ou seja, um alcance muito grande.
Como o A330-900 leva mais passageiros e também voa grandes distâncias, a variante maior tem sido preferida, com 344 pedidos até setembro.
Até o gigante A380 encontrou mais clientes que o A330-800 e mesmo assim foi considerado um fracasso comercial.