A Airbus fechou a venda de dois A330-900neo para a pequena Air Côte d’Ivoire, companhia aérea nacional da República da Costa do Marfim.
As aeronaves serão os primeiros widebodies da transportadora africana, que opera há 10 anos e substituiu a Air Ivoire, falida em 2011.
Atualmente, a frota da Air Côte d’Ivoire é composta por cinco jatos da Airbus (dois A319, dois A320 e um A320neo) e quatro turboélices Dash 8-400.
A empresa aérea, no entanto, chegou a contar com mais aviões, entre eles um Embraer E170, entre 2013 e 2015 e que foi alugado da HOP!, da França.
Com os dois A330neo, a Air Côte d’Ivoire poderá estabelecer suas primeiras rotas de longa distância, graças ao alcance de até 13.300 km da aeronave.
Nem Airbus nem a Air Côte d’Ivoire revelaram quando os dois widebodies serão entregues. Segundo a fabricante europeia, existiam 275 pedidos firmes para o A330neo, de 20 clientes no mundo.
Destes, apenas 11 aeronaves são da variante A330-800, de menor capacidade de passageiros, mas com autonomia maior. Os clientes do modelo são Garuda Indonesia (quatro aviões), Kuwait Airways (4) Uganda Airlines (2) e a Air Greenland, que encomendou apenas um jato e que deve ser entregue neste ano.