A Azul finalmente se pronunciou a respeito da introdução do Airbus A350-900 à sua frota. Nesta quarta-feira, 14, o primeiro de quatro jatos que estão sendo preparados para operação pela companhia aérea pousou no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.
Segundo a empresa aérea, dois A350 serão recebidos neste ano e substituirão uma dupla de A330-200 em suas rotas internacionais. Não apenas assumirão o lugar desses jatos mais antigos, mas também oferecerão mais assentos já que eles podem transportar até 334 passageiros – A330ceo tem apenas 251 assentos ou 271 assentos, dependendo da aeronave.
“O Airbus A350 é uma das aeronaves mais modernas existentes, o que vai trazer muito mais conforto para nossos clientes e mais eficiência em termos de consumo de combustível e emissão de CO2, trazendo redução no custo por assento quando comparado às aeronaves A330CEO, que hoje fazem os voos de longo curso da Azul”, afirmou John Rodgerson, presidente da Azul.
Apesar da novidade, os jatos A350 da Azul são usados, tendo voado na China nos últimos anos. A companhia aérea brasileira chegou a encomendar a aeronave, porém, desistiu de contar com eles em 2017, realizando então um processo de arrendamento para terceiros.
A alta demanda das viagens internacionais somada à queda nos valores de leasing de widebodies podem ter influenciado a direção da Azul a mudar de ideia. O A350 é uma aeronave mais eficiente que seus A330-900neo, com construção majoritariamente feita em material composto que garantem maior leveza e uma pressurização mais eficiente. De quebra, é um avião que consome menos combustível, o que ajuda a reduzir os custos operacionais.
Segundo a Azul, o A350-900 passará por um processo de conclusão da sua certificação pelas autoridades brasileiras. A expectativa é que os dois jatos entrem em serviço no final do ano, mas a Azul não revelou quais serão os destinos atendidos com seu novo widebody.