A esperada estreia do Airbus A350-900 na Emirates Airlines ocorreu em 3 de janeiro quando a aeronave de matrícula A6-EXA pousou no Aeroporto de Edimburgo, na Escócia, após decolar de Dubai quase oito horas antes.
O widebody é a primeira adição à frota da Emirates em muitos anos. Até então, a companhia aérea do Oriente Médio dependia apenas do Boeing 777 e do Airbus A380 para atender seus inúmeros destinos no mundo.
Configurado com 312 assentos (32 na Business Class, 21 na Econômica Premium e 259 na Econômica), o A350 passa a oferecer uma cabine mais confortável e tecnológica aos passageiros.
A estreia, no entanto, deveria ter ocorrido em agosto passado, mas atrasos na linha de montagem fizeram a Airbus postergar sua entrega.
A Emirates tem 65 A350-900 encomendados e até o momento recebeu apenas dois deles. O segundo jato, de matrícula A6-EXB, foi entregue pela Airbus em 31 de dezembro e realizava voos locais em Dubai para preparação para assumir rotas comerciais.
Além de mais confortáveis, os A350 consomem menos combustível que os Boeing 777, os quais substituirão em várias rotas. A Emirates planeja introduzir o novo Airbus em voos para Mumbai, Ahmedabad, Kuwait, Bahrein, Colombo, Lyon, Mascate e Bolonha nos próximos meses.
“Isso marca um momento crucial na jornada da Emirates, pois introduzimos o A350 em serviço. Nosso primeiro Airbus A350 fazendo sua viagem inaugural para Edimburgo também ressalta a importância estratégica do Reino Unido dentro de nossa rede global”, disse Adnan Kazim, vice-presidente e diretor comercial da Emirates.