A Airbus confirmou presença no FIDAE Air Show (Feria Internacional del Aire y del Espacio) deste ano, no Chile. A feira, realizada a cada dois anos no aeroporto internacional de Santiago, é o maior evento sobre aviação da América Latina. A principal atração da fabricante será o novo jato comercial A350 XWB, que participa pela primeira vez da exposição chilena.
O jato que será exposto, um A350-900, é uma das aeronaves desenvolvidas para testes, com pintura e cabine de demonstração da Airbus. A aeronave, que fica baseada na fábrica da empresa em Toulose, na França, chega ao Chile no dia 28 de março .
Na FIDAE, que vai do dia 29 de março até 3 de abril, o modelo poderá ser visitado durante a exposição estática e também realizará demonstrações de voo diárias. O A350 de demonstração tem cabine de duas classes, com 42 assentos reclináveis na classe executiva, e mais 210 em configuração de classe econômica, com nove assentos por fileira.
“A Airbus tem participado da FIDAE por quase duas décadas e estamos muito contentes neste ano por trazer a aeronave mais moderna e avançada do mundo para o mais importante evento de aviação da América Latina”, afirma Rafael Alonso, presidente da Airbus para a América Latina e Caribe. “A América Latina tem um tremendo potencial para desenvolvimento de rotas adicionais de longo alcance e, com o A350 XWB já em operação na região, o modelo é perfeito para ser apresentado durante a FIDAE”, acrescentou o executivo.
Avião concorrido
Considerado um dos aviões comerciais mais avançados da atualidade, o A350 está despertando a atenção de companhias aéreas do mundo todo. O grande atrativo da aeronave é seu baixo consumo de combustível, até 25% inferior ao de jatos da geração anterior, e os comandos “full fly-by-wire”, que aumentam significativamente o nível de automação do aparelho, além de soluções tecnológicas que aumentam o conforto para os passageiros.
Com essas alternativas, as companhias economizam com combustível e têm a chance de oferecer viagens mais agradáveis. Por isso, o A350 já tem uma longa fila de espera: até o final de 2015, a Airbus tinha cerca de 700 encomendas.
O A350-900 pode alcançar a velocidade máxima de 945 km/h e tem alcance de 15.300 km com carga máxima – a aeronave pode decolar com 308 toneladas.
Atualmente, mais de 600 aeronaves Airbus estão em operação em toda a América Latina e Caribe, com aproximadamente 1 mil aviões vendidos na região até hoje e mais de 450 aeronaves a serem entregues. Nos últimos 10 anos, a Airbus triplicou sua frota em serviço ao entregar mais de 60 por cento de todas as aeronaves operando na região. Em maio de 2015, a fabricante celebrou a sua 500ª entrega na América Latina.
No Brasil, o A350 já pode ser visto com as cores da Tam. A empresa brasileira foi o cliente lançador da aeronave na América Latina. O pedido da companhia compreende 12 jatos, nas versões A350-900 e A350-1000, que ainda está em fase de desenvolvimento.
Airway TV: Embraer apresenta nova geração do jato E190 E2