Airbus A380 é ‘barrado’ no maior aeroporto do mundo

Aeroporto de Atlanta, com mais de 200 portões de embarque, desembarcou passageiros do voo da Qatar por escadas
Airbus A380 da Qatar
Airbus A380 da Qatar
Airbus A380 da Qatar
Airbus A380 da Qatar

Parece piada, mas não é. No último dia 1º, a Qatar Airways inaugurou sua rota entre Doha e Atlanta com um A380, o maior avião de passageiros do mundo. Como se sabe, o aeroporto de Hartsfield, em Atlanta, é o mais movimentado do mundo, com mais de 100 milhões de passageiros transportados em 2015.

São cerca de 200 portões de embarque em seus sete terminais, porém, apenas um pode receber o jato de dois andares da Airbus e ele estava…ocupado. Segundo a CNN, o voo da Qatar acabou ficando sem portão para desembarque e os mais de 500 passageiros a bordo tiveram que deixar o avião por escadas e ir até o terminal de ônibus.

Com passageiros irritados, a administração do aeroporto e a Delta, companhia que o utiliza como principal hub, culparam a Qatar por enviar o gigante sem aviso prévio. O único espaço destinado ao A380 pode acomodar de quatro a seis jatos menores da concorrente americana e, segundo ela “não havia onde colocá-los”.

No entanto, a informação de que o A380 voaria para Atlanta seria pública e conhecida há tempos. A situação evidencia um problema maior que é a reclamação por parte das companhias aéreas americanas dos imensos subsídios que as empresas do Oriente Médio recebem de seus governos e que tornam a competição desleal. O “A380gate” pode ter sido uma forma de retaliar uma dessas companhias que, aliás, não quis se pronunciar a respeito – a política da Qatar é de não entrar em polêmicas.

De qualquer forma, a vinda do A380 para Atlanta foi uma ação de marketing já que o jato que fará o rota é um Boeing 777-200LR, menor e com maior disponibilidade de pontes de embarque.

O aeroporto de Hartsfield, em Atlanta: mais movimentado do mundo
O aeroporto de Hartsfield, em Atlanta: mais movimentado do mundo

Leia mais: Guarulhos recebe o Airbus A380 com festa

Total
0
Shares
75 comments
  1. Qual é o comprimento, envergadura, altura e quantos passageiros transporta esse avião?

  2. Esse povo também, cheio de mimimi.

    Qual o problema em deixar o avião por escadas e ir até o terminal de ônibus?

    Faça-me o favor …

  3. Os Estados Unidos já barraram o Concorde na década de 70. Como não tinham avião “equivalente”, acusaram-no de ruído excessivo.

  4. Se a Boeing tivesse um correspondente para passageiros, o tratamento seria o mesmo dado ao Airbus A 380?

  5. Pelo que se entende no título parece que o avião foi barrado de pousar! Mais responsabilidade e respeito nesses títulos!

  6. Se fosse no Brasil , imagina um jornal nacional inteiro falando do acontecido !! O bonner com cara de raiva , até a ana maria braga reclamando com o papagaio de espuma !! o faustão no domingo reclamando !!

  7. Caro Laercio, entendemos sua preocupação, mas o título está com aspas por essa razão. É como se o avião da Qatar fosse a uma festa e tivesse que entrar pela porta de serviço.

    Abraços,
    Ricardo Meier

  8. ódio dos estadunidenses pelo fim da hegemonia na fabricação de aviões de carreira civil Boeing já era, Paris deveria barrar o dreamliner, uma bomba super cara, complicada, cheia de problemas, um lixo!

  9. Tudo Isso ai aconteceu porque não era um Boeing, se fosse teria 300 portões de desembarque prontinhos pra uso só pra ele.

  10. Já estive em Atlanta umas 5 vezes. ATL é um dos aeroportos mais bonitos e modernos que existe. A reportagem, como muitas da grande imprensa, comete um erro grosseiro. Atlanta não é o MAIOR aeroporto do mundo. É o mais movimentado do mundo. São duas coisas bem diferentes. Embora ele seja enorme, com um trem subterrâneo para ligar os 7 terminais, além ter 5 pistas em constante movimento. Vale a pena conhecer.

  11. Srs.
    Essa terminologia “3° Mundo” não é mais utilizada. O q há hj são países industrializados e países em desenvolvimento. Desde q se desfez o bloco dos países socialistas q era chamado de 2° Mundo (sim, a despeito do q muitos aqui possam imaginar, essa classificação em “mundos” não era uma espécie de ranking), essa classificação passou a ser sem sentido. Essa novidade q lhes conto aqui já tem mais de 20 anos. Recomendo lerem algo sobre política internacional além de matérias sobre aviação!

  12. ─ O Brasil é um país do primeiro mundo, só que tem muita gente de 5ª categoria, principalmente os bajuladores do tio sam.

  13. O Brasil e pais de terceiro mundo, nao sera A380 que vai mjudar isso. Os E.U.A. sao a unica superpotencia do planeta e vao continuar sendo por muitas decadas. Igualmente…, nao sera o A380 que ira mudra isso.

  14. Poxa, tem hora que mudam o foco. Houve “retaliação”, isto é, foi feito de forma prévia. No Brasil não haveria como utilizar este tipo de aeronave (já vi pessoalmente e é gigantesca). Não foi um erro, mas um “toque” do governo EUA.

  15. Pior foi em Portugal, houve a queda do avião e como não sabiam o motivo fizeram a reconstituição do acidente com nivo avião e cheio de portugueses curiosos…..kkkkkk

  16. Ruim manchete da notícia. Dá a entender que o voo nao fii autorizado e nem oousou lá. Isso é típico do UOL.

  17. Se fosse aqui no Brasil o problema seria resolvido rapidamente,mediante era só dar milho pra autoridades canarinhas.Mas teria que ser um milho bem grande.

  18. Eu acho engraçado que tem gente nem sabe onde fica a Venezuela e fica dizendo que o Brasil está virando a Venezuela…nunca passaram da rodoviária Novo Rio ou do Tietê e ficam dando opinião…viajem, conheçam e aí comparem…estamos bem longe de Venezuela, de Bolívia, de Bósnia…síndrome de vira-latas sim!!

  19. ridículo, o avião não foi barrado, Notícia enganosa! o que foi impedido foi o desembarque dos passageiros nos lingers!

  20. Mas…aonde fica Atlanta mesmo??? No Japão, na Itália, no México, no EUA, nos arredores de Inhapim mg???

  21. Pelo jeito vc gosta e muito da Glóbulo hein Ney Vieira !!! Muitos falaram… Ahh se fosse no Brasil … Eu pergunto! Quando, aonde e como isso poderia acontecer no Brasil? No aer de Viracopos, ou no Congonhas? Ahhh… isso nunca vai acontecer no Brasil. Qdo esse teco teco veio pra cá ele parou o aer de guarulhos, que ficou única e exclusivamente para ele … ta vendo? Somos melhores que eles !!!!

  22. Creio que americanofobia é coisa de bolivariano. Eles nunca tomaram dinheiro emprestado de ninguém, ganharam 2 guerras e são a maior potência do mundo. Podem espernear, eles nem estão aí. Lá é uma meritocracia, tanto é que dizem os EEUU serem racistas, mas o presidente deles é um negro, filho de africano! Aqui nestas bandas é uma pilantrocracia ou em outras palavras uma petecracia, uma maravilha de 4º mundo. Falando em Boeing já viajei mais de 300.000 milhas pelos 707, 747, 767 e são espetaculares (Panam). Nada contra a indústria europeia do Air Bus mas eles continuam a cair por aí.

  23. Nossa, chamar a maior inovaçao da aviaçao depois do motor à reaçao, que é o caso do 787 Dreamliner é no mínimo desconhecer muito o assunto.

  24. briga de bastidores confunde leitores… essa deveria ser o título da matéria, uma vez que o maior avião do mundo é o Antonov

  25. Os 2 maiores aeroportos são: Frankfurt e Paris (CDG), mais movimentado não significa maior…

  26. Caro Nelinho, faça as contas: 500 passageiros em ônibus, seriam alguns ônibus, além de criança, carrinho, bagagens de mão, etc. Com certeza após um voo longo e com certeza de endinheirados chegar e ter um contratempo deste em um voo inaugural é bem desagradável. Mas quem mais se queimou foi a Delta e o aeroporto. Fair play…

  27. O aeroporto de Dubai recebeu mias de 190 milhões de pessoas em 2015 e esse da matéria que é o mais utilizado do Mundo?

  28. Os caras também gostam de chamar a atenção das pessoas com títulos de reportagens sensacionalistas. O avião não foi barrado.

  29. senores bom dia vao cuidar da bela vida de vc;s e orar a deus pelo os problemas que estar enfrentando nosso paiz por favor vao meus filhos cambada.

  30. muito barulho por nada! qualquer país tenta defender sua própria indústria, no caso a Boeing, maior concorrente da Airbus, que por sinal recebe grandes subsídios da França e da Inglaterra!

  31. Pelo visto tem um monte de “analfabetos funcionais”,
    Na reportagem está escrito que foi devido a um provável protesto de companhia aéreas americanas contra os subsídios de empresas aéreas de países do oriente médio.
    Nada haver com ineficiência do aeroporto, nem com relação a “inveja” do a380.
    E quanto a nossa “síndrome do cachorro”, só um sujeito que vive às custas do estado para não ver que realmente nada funciona direito nesse país.

  32. Até onde eu sei desde que o mundo é munda ele esta em 2 estágios, o desenvolvidos e sub-desenvolvidos, ate por que não existe primeiro mundo ou terceiro mundo, o undo é um só e único, desenvolvidos e sub-desenvolvidos não esqueçam disso, também se falam nos países periféricos. não se usa mais esse termos terceiro mundo.

  33. Outra coisa os estados-unidenses se acham os donos do mundo e não querem admitir que outra nação seja tão visado como eles, simples, isso é boicote a Airbus. Mas ficou feio para os Estados Unidos, a explicação não me convenceu muito, até por que eles tem o Boeing 747-800 que não é dana pequeno.

  34. Como sempre os americanos querendo “destruir” os outros.
    Não se conformam por ter sido a Airbus quem construiu o maior avião do mundo, como não aceitavam a existência do Concorde.
    Eles querem ser o melhor em tudo e contam sempre com a Imprensa para divulgar a America e protegê-los das críticas pois mais de 70% dos comentários feitos contra eles na Internet são censurados, ou melhor: “monitorados”…..rs. Mas o publico não é assim mais tão tolo e sabe exatamente de quem eu falo.

  35. Possso viajar nele?
    Alguem paga a minha passagem?
    Hummm vou levar minha namorada pra jantarmos juntinhos e depois fazer amor no segundo andar

  36. Hummm alguem paga a minha passagem nele? Posso levar minha namoradinha juntinho de mim? Depois que jantarmos juntinhos vamos pro segundo andar fazer amor gostoso a bodo do maior avião do mundo. Um beijo a muherada que viaja nele

  37. Isso não é questão para polêmica mas os estados unidos não tem aeroportos com condicoes de receber estes avioes?só atlanta?no Brasil onde podemos receber um destes?

  38. Um título inapropriado desta reportagem. Parece isca. Esta situação acontece com regularidade em algumas grandes cidades, como
    Lisboa , por exemplo.

  39. Parece até brincadeira né! Se esse povo vim para o Brasil vão fala mal até 1000 anos…Perdi as contas de quando precisei descer usando escadas e pegando o busão. E estou vivo.

  40. Companhias Americanas ainda nesse mimimi de concorrência desleal ? Piada, não consegue chegar aos pés da Qatar , Emirates , etc e fica nesse choro. Além de não aceitar que o A380 engole a Boeing. Os sheiks estão rindo da cara destes babacas .

  41. É Air Bus? Não viajo. Só de Boeing. Não bastam as dezenas de notícias sobre queda, desaparecimento e sei lá mais o que sempre envolvendo Air Bus? Cada um se mata do jeito que quer… ou merece.

  42. Um pais de terroristas enviando uma aeronave destas sem as devidas acoes nao pode dar em outra coisa a nao ser prejuizoz para a empresa aerea. Estes imundos muculmanos tem que aprender que NAO SIGNIFICAO NAO NOS USA. Well done!

  43. Caraca! Pensava que o maior e mais movimentado fosse o JFK em Nova Iorque e/ou então, o Heathrow na Inglaterra. O que é que tem em Atlanta? Esses 100 milhões não estão indo lá pra tomar a Coca-Cola original não, né?

  44. Os americanos tem formas nem sempre sutis de estampar suas preferências, aqui me parece um desses casos.
    Alguém lembra o caso dos pilotos da American Airlines fazendo gestos obscenos nas fotos e a PF os deixou presos alguns dias por se recusarem a identificar-se???

  45. Acabo de passar por situação idêntica, saindo de Singapore com a Singapore Airlines num A380 e chegamos em Shanghai. Chovia e ventava. Ainda tivemos que caminhar na chuva até o ônibus

  46. O problema relatado na matéria nada tem a ver com a disputa Boeing X Airbus. O que ocorreu um “protesto” contra os supostos subsídios que as empresas do Oriente Médio recebem dos seus respectivos governos. Se este A380 fosse da Delta ou da American, por exemplo, não haveria problema algum. Por outro lado, se o avião da Qatar fosse um Boeing 747-8, teria acontecido a mesma “saia justa”. Capiche?

  47. Estados Unidos e cheio de frescuras uma vez fomos desembarcar em Los Angeles fazendo escala ,pela lei fomos obrigado esperar para desembarcar chegamos uma hora mais cedo tinhas que esperar dentro do aeronave , só os americanos!

Comments are closed.

Previous Post
A Embraer mais que dobrou o tamanho de sua fábrica nos EUA (Embraer)

Embraer inaugura nova linha de montagem nos EUA

Next Post
Prejuízo no Alasca: os pneus danificados custam mais de US$ 2.000 (GoFundMe)

Vândalos furam pneus de 87 aviões em aeroporto no Alasca

Related Posts
Total
0
Share