O primeiro Airbus A380 desativado pela Air France no final de 2019 fez seu último voo nessa quinta-feira (20). A aeronave viajou de Dresden, na Alemanha, para o aeroporto de Knock, na Irlanda, onde será desmontada nas instalações da Eirtrade Aviation. Essa foi a primeira vez que o terminal aéreo irlandês recebeu um pouso do maior avião de passageiros do mundo.
O jato com matrícula F-HPJB entrou em serviço com a companhia francesa em fevereiro de 2010. A aeronave era alugada pela empresa de leasing Dr. Peters, que ainda gerencia outros quatro A380 operados pela Air France.
Segundo o Flight Global, outros três A380 operados pela Air France também devem ser enviados para Irlanda e desmontados. Em julho de 2019, a empresa anunciou que pretende desativar toda sua frota de “superjumbos” até 2022 e substituí-los gradualmente pelo Airbus A350, avião mais eficiente e com cabines de passageiro atualizadas.
A Air France é a segunda companhia aérea que desativa o A380. Antes dela, a Singapore Airlines já havia devolvido outras quatro aeronaves à Dr. Peters. Desses aviões, um já foi desmontado e outro será submetido ao mesmo processo, enquanto um terceiro modelo está armazenado e o quarto ganhou sobrevida com a empresa de wet-lease Hi-Fly.
Outras transportadoras que também planejam aposentar parte de seus A380 nos próximos anos são a Lufthansa e a Qatar Airways.
Apesar de sua incomum capacidade de passageiros e atração nos aeroportos onde opera, o A380 vem sendo condenado por suas dificuldades operacionais, altos custos e o surgimento de jatos menores e mais eficientes, casos do Boeing 787 e o Airbus A350.
Em fevereiro do ano passado, a Airbus confirmou que vai encerrar o programa A380 em 2021. A decisão foi tomada após a Emirates Airlines, maior operador da aeronave, cancelar 39 pedidos restante pelo avião de dois andares. A fabricante europeia ainda tem 11 encomendas pela quadrimotor, 10 da Emirates e um para a All Nippon Airways.
Veja mais: As diferentes versões do Airbus A380 que nunca saíram do papel
Vai virar sucata, dá pra mim.
Virar sucata é tão somente uma maneira de se expressar, muitas peças serão reaproveitadas, se necessário, em outros aviões tais como : motores (ítens mais caros), aviônicos, empenagens, radome, trem de pouso, etc. O que vai virar sucata é a fuselagem e a estrutura principal das asas.
Pena virar sucata poderia fazer um museu pra visitação de escolas públicas principamente
Por que essas aeronaves vira sucatas com. Pequeno tempo de uso….trabalhei com aeronave pequeno porte militar fica até quase trinta anos
A airbus poderia estudar uma forma de convertê-lo em cargueiro, é um ícone da aviação e merecia uma sobrevida