Airbus A400M completa primeiros ensaios de reabastecimento aéreo com helicópteros

Testes foram iniciados na França com helicópteros H225M equipados com sondas para receber combustível
(Airbus)
Para acompanhar o helicóptero, o A400M precisa voar bem devagar, a cerca de 190 km/h (Airbus)

Quase 10 anos após seu primeiro voo, o cargueiro multimissão Airbus A400M “Atlas” ainda continua em fase de desenvolvimento para validar todo o seu potencial. O grande turbo-hélice militar realizou recentemente os primeiros contatos de reabastecimento aéreo com helicópteros, informou a fabricante, que executou as provas em parceria com centro de testes de voo francês “DGA Essais en vol”.

Ao longo de quatro voos, operados em condições diurnas no sul da França, o A400M realizou 51 “contatos seco” (quando não há transferência de combustível) com helicópteros Airbus H225M. Os testes foram realizados em altitudes entre 1.000 pés e 10.000 pés (304 metros e 3.048 metros) em velocidades de voo de até 105 nós (194 km/h).

A próxima etapa do programa de teste de reabastecimento aéreo envolverá o contato com transferência de combustível para helicópteros, programados para ocorrer até o final de 2019, antes da certificação final em 2021.

A campanha de ensaio também inclui os primeiros testes de proximidade entre o A400M e o novo H160, da Airbus. Essa prova foi uma solicitação da Agência Francesa de Compras de Defesa (DGA), que estuda a viabilidade do Guépard, helicóptero que vai equipar as forças armadas da França.

O A400M voou pela primeira vez em 11 de dezembro de 2009 e as primeiras entregas para forças armadas começaram em 2013. A aeronave hoje está em serviço com as forças aéreas da Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Turquia e Malásia.

YouTube video

FAB também testa essa capacidade

No final de 2018, a Força Aérea Brasileira deu início a campanha de testes e certificação de operações de reabastecimento aéreo de helicópteros com aeronaves KC-130 Hercules. A frota nacional opera desde 2015 modelos H225 (H-36 “Caracal” da designação da FAB) equipados com sondas para receber combustível em voo. Os ensaios devem ser concluídos neste ano.

A FAB recebeu o primeiro H-36 com sonda de reabastecimento aéreo em 2015 (FAB)

Veja mais: Avião tanque não tripulado da Boeing completa primeiro voo

Total
0
Shares
Previous Post

Mais duas companhias aéreas sucumbem na Europa

Next Post
NAe São Paulo parado na Ilha das Cobras, onde ficou durante boa parte de sua carreira no Brasil (Alexandre Galante/Poder Naval)

Porta-aviões São Paulo está à venda por R$ 5,3 milhões

Related Posts
Total
0
Share