A Airbus anunciou nesta terça-feira, 6, não buscar mais pela meta de entregar 700 jatos em 2022, embora diga que deva terminar o ano próxima a essa patamar.
A fabricante europeia admitiu a nova realidade ao informar ter enviado a seus clientes 68 jatos comerciais em novembro, o que elevou o total em 11 meses para 565 aeronaves.
Como resultado, seria preciso entregar 135 aviões somente em dezembro, mas problemas na cadeia de fornecedores também dificultam a produção de seus aviões.
ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS
Em vez de atingir a meta de entregas, a Airbus afirmou estar comprometida em cumprir com seu plano financeiro divulgado durante o relatório de resultados de nove meses.
A empresa também reviu a meta de elevar a cadência de produção mensal da família A320neo para 65 aeronaves em 2023 e 2024 e que vai atingir o nível de 75 aviões em meados da década.
Entregas acima de 2021
Até novembro, foram entregues seis A220-100, 39 A220-300, seis A319neo, 214 A320neo, 220 A321neo, quatro A330-200, quatro A330-300, três A330-800, 17 A330-900, 44 A350-900 e oito A350-1000.
Comparado ao mesmo intervalo de tempo de 2021, são 47 aeronaves a mais, considerando dois A350-900 prontos para a Aeroflot, mas que não foram entregues por conta das sanções econômicas à Rússia.
A Airbus também informou ter registrado 29 novos pedidos de aeronaves em novembro, mas 14 cancelamentos. A carteira de pedidos é de 7.344 aeronaves no momento.