A Airbus tem dado uma verdadeira “surra” na Boeing em matéria de pedidos de aviões comerciais anunciados durante o Dubai Airshow. Desde domingo, a fabricante europeia já acumula mais de 400 aeronaves vendidas, incluindo encomendas firmes e cartas de intenção.
O pedido mais recente veio da africana Ibom Air, da Nigéria, que fechou a aquisição de 10 jatos A220, sem especificar de qual versão se tratam. Com a nova encomenda, o modelo anteriormente pertecente à Bombardier soma 643 pedidos firmes.
Parte deles veio também da Air Lease Corporation, empresa de leasing dos EUA que na segunda-feira fechou um acordo de 110 aeronaves, incluindo os sete primeiros A350F, para carga. A ALF também encomendou 25 A220-300.
Nesta terça-feira, a Jazeera Airways se comprometeu a adquirir 20 A320neo e oito A321neo. Baseada no Kuwait, a companhia assinou um Memorando de Entendimento com a Airbus com o intuito de expandir sua frota, formada por 16 aviões A320, oito deles do modelo Neo.
Mas foi a imensa encomenda do grupo Indigo Partners que causou grande impressão. As quatro companhias aéreas pertencentes ao portfólio da empresa fizeram uma encomenda adicional de 255 aeronaves da família A320neo.
O pedido leva o total de aeronaves encomendadas pelo grupo para 1.145 aviões da família A320 e é exclusivo de modelos A321, o maior da série.
Além disso, o A321XLR, variante de maior alcance do jato, foi escolhido pela WizzAir (27 aviões além de 75 A321neo) e pela chilena JetSmart, que receberá dois jatos de um pedido total de 23 unidades. A Frontier Airlines, com 91 A321neo e a Volaris, com 39 A321neo, fecham o pedido.
Segundo a Airbus, a família A320neo ultrapassou a marca de 7.550 aviões encomendados de 122 clientes.