A Airbus admitiu pela primeira vez que uma versão de maior capacidade do A220 deve surgir nos próximos anos. Christian Scherer, COO da fabricante, afirmou que “esta é uma questão de quando, não uma questão de se”, durante evento da IATA nos EUA.
Scherer explicou, no entanto, que embora seja natural pensar num A220 maior do que a variante -300 (capaz de transportar até 160 passageiros em alta densidade) a decisão nesse sentido não é iminente.
Há alguns anos, especula-se sobre o ‘A220-500‘, uma alternativa mais eficiente para o lugar do A319neo ou mesmo dos A320 de primeira geração.
Uma das primeras companhias aéreas a mostrar interesse no hipótetico avião foi a Korean Airlines em 2018, que hoje possui 10 A220 em sua frota.
A Air France também deixou claro que um ‘A220-500’ seria uma opção atraente para substituir seus A320, como complemento aos 60 A220-300 encomendados.
Durante a entrega do primeiro avião, na semana passada, Ben Smith, CEO da Air France-KLM, revelou que “há muito tempo falamos para a Airbus que estaríamos muito interessados em um A220 estendido como um substituto do A320, mas as conversas ainda são preliminares”.
Atualmente, a Airbus possui 643 pedidos do A220, 173 deles já entregues.