Fundamental na cadeia logística da Airbus na Europa, o exótico cargueiro Beluga completou nesta semana seu primeiro voo abastecido parcialmente com combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) a partir da sede do grupo em Broughton, no Reino Unido.
A unidade em Broughton é responsável por produzir as asas dos jatos comerciais A320, A330 e A350. De lá, os itens são transportados pelo Beluga para as linhas de montagem final do grupo europeu na França e Alemanha.
“Este primeiro voo de um transportador Beluga de Broughton, parcialmente abastecido com SAF, é um marco importante na ambição da Airbus de descarbonizar suas operações industriais”, disse Tony Derrien, Gerente de Projeto de Combustíveis de Aviação Sustentável da Airbus.
A unidade em Broughton é a segunda base da Airbus que adota o SAF no abastecimento do Beluga. A fábrica em Bremen, na Alemanha, foi a primeira do grupo a adotar o combustível sustentável nas atividades de carga, no final de 2019.
“Combinado com nossa pesquisa em andamento sobre o potencial de 100% de SAF em voos comerciais, a redução de combustíveis fósseis em nossas próprias operações reforça o compromisso da Airbus em diminuir o impacto de nossa pegada ambiental de fabricação e contribuir para um futuro mais sustentável para o setor de aviação em geral”, salientou Derrien.
A frota Beluga operando em Broughton será inicialmente abastecida com uma mistura de 35% de combustível não fóssil e 65% de querosene convencional. De acordo com a Airbus, a utilização do SAF nessa proporção reduzirá as emissões de CO2 dos voos de carga em mais de 400 toneladas nos próximos três meses.
O SAF usado pela frota de Beluga é feito de matérias-primas sustentáveis descartadas, como óleo de cozinha, é fornecido à Airbus em Broughton e Hamburgo pela Air bp.