A Airbus Helicopters começou a semana lançando um novo produto. A divisão do grupo Airbus apresentou nesta segunda-feira (4), na Heli-Expo 2019, em Atlanta, nos Estados Unidos, uma nova versão do helicóptero bimotor leve H145 atualizado com um rotor de cinco pás. Segundo o fabricante, a configuração aumenta a carga útil da aeronave e proporciona maior conforto aos passageiros durante os voos.
“Estamos extremamente felizes em poder apresentar o novo H145 aos nossos clientes aqui em Atlanta, já que essa atualização deve muito ao feedback que nos forneceram ao longo dos anos sobre a aeronave”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Nossas equipes trabalharam arduamente para trazer rapidamente ao mercado um conjunto de inovações que, acreditamos, contribuirão para o sucesso das operações de nossos clientes.”
De acordo com o fabricante, o novo rotor com cinco pás traz um aumento no desempenho geral do H145, com um peso máximo de decolagem elevado para 3.800 kg e uma carga útil agora equivalente ao peso vazio do helicóptero (cerca de 1.790 kg). Além disso, ao ganhar mais uma pá o diâmetro do rotor foi reduzido, o que permite operar a aeronave em aéreas mais confinadas.
O novo H145 também pode ser equipado com o novo sistema Wi-Fi Airbone (WACS) que permite aos passageiros se conectarem à internet durante o voo.
A certificação do helicóptero com o novo rotor pela EASA (o equivalente a ANAC na Europa) está prevista para ser emitida no início de 2020, com as primeiras entregas ainda no mesmo ano. A atualização também será oferecida aos clientes do helicóptero como uma opção de retrofit para oferecer as mesmas melhorias em termos de carga útil.
Veja mais: Airway voou no primeiro ACH145 do mundo