Airbus assume unidades da Spirit AeroSystems para garantir produção de seus aviões

Fabricante europeia absorverá fábricas de estruturas dedicadas aos programas A220, A321, A320 e A350
A Spirit produz as asas do A220 em Belfast
A Spirit produz as asas do A220 em Belfast (Spirit)

A Airbus anunciou nesta segunda-feira (28) a assinatura de um acordo definitivo para a aquisição de ativos industriais da Spirit AeroSystems dedicados à produção de componentes para seus programas de aeronaves comerciais.

A operação visa assegurar a estabilidade da cadeia de fornecimento e reforçar o controle operacional sobre partes críticas da produção, disse a empresa.

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Entre os ativos que passarão para o controle da Airbus estão:

  • A fábrica de Kinston, na Carolina do Norte (EUA), responsável por seções da fuselagem do A350;
  • A unidade de St. Nazaire, na França, também dedicada ao A350;
  • A fábrica de Casablanca, no Marrocos, que produz componentes para o A321 e o A220;
  • A produção de pylons do A220 em Wichita, Kansas (EUA);
  • A produção de asas do A220 em Belfast, Irlanda do Norte;
  • A produção da seção central da fuselagem do A220 em Belfast, caso a Spirit não encontre um comprador para esta operação;
  • A fabricação de componentes de asas para os A320 e A350 em Prestwick, Escócia.

Além disso, a Spirit AeroSystems confirmou que planeja vender separadamente a unidade de Subang, na Malásia.

Seção de fuselagem de um A350 produzida pela Spirit (Spirit Aerosystems)

Divisão da Spirit com a Boeing

Como parte do acordo, a Airbus receberá um pagamento de US$ 439 milhões da Spirit AeroSystems, valor sujeito a ajustes no momento do fechamento da operação.

A conclusão da negociação e a transferência oficial das operações estão previstos para o terceiro trimestre de 2025, dependendo da aprovação dos órgãos reguladores e do cumprimento de condições usuais.

Para apoiar a continuidade dos programas, a Airbus também firmou um memorando de entendimento com a Spirit AeroSystems, oferecendo linhas de crédito sem juros no valor total de US$ 200 milhões para suporte às atividades relacionadas aos seus aviões.

A aquisição dos ativos da Spirit tem como pano de fundo a crise financeira da fornecedora, que nasceu de uma divisão da Boeing.

A fabricante dos EUA deve assumir boa parte da Spirit mas concordou em repassar unidades críticas à produção das aeronaves da rival europeia.

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