O Farnborough Airshow de 2024, maior evento aeroespacial do ano, terminou na sexta-feira, 26, em um certo clima de frustração, com poucos pedidos no setor de aviação comercial.
Com 286 aeronaves comerciais anunciadas, foi a edição com o pior número de encomendas desde 2006 e bastante aquém do Paris Air Show de 2023, que teve mais de 1.150 pedidos anunciados.
A Airbus voltou a superar a Boeing conquistando 164 pedidos contra 118 pedidos e opções da rival. Curiosamente as ações da empresa europeia caíram enquanto a Boeing teve um aumento razoável.
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Outras fabricantes de aeronaves de passageiros tiveram uma presença apagada. A ATR concluiu apenas a venda de quatro turboélices ATR 72 para a Air Tahiti, uma cliente tradicional.
No segmento de aviões comerciais, a maior decepção acabou sendo a Embraer, apontada como uma alternativa aos problemas de produção da Boeing e a Airbus.
A empresa brasileira de mãos vazias da Inglaterra, embora tenha comentado ter ‘mais de 300 aviões’ em negociações.
Problemas na cadeia de suprimentos impedem entregas
Com mais de 15.000 aeronaves em suas carteiras de pedidos, Airbus e Boeing parecem mais focadas em atender a demanda de contratos fechados do que ampliar vendas.
Os persistentes problemas na cadeia de fornecedores também afetam qualquer perspectiva de expansão nas entregas, o que se reflete em previsões menos otimistas de ambas para 2024.
Boeing | 737-8 | 737-10 | 787-9 | 787-10 | 777-9 | 777F | Total | Obs. |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
National Airlines | 4 | 4 | compromisso | |||||
Korean Air | 30 | 20 | 50 | compromisso | ||||
Luxair | 4 | 4 | encomenda | |||||
Japan Airlines | 20 | 20 | encomenda | |||||
MacQuarie | 20 | 20 | encomenda | |||||
Qatar Airways | 20 | 20 | encomenda | |||||
Total | 20 | 4 | 20 | 30 | 40 | 4 | 118 |
Os pedidos anunciados em Farnborough também acabaram tendo pequeno impacto já que parte deles havia sido revelada meses antes.
A Japan Airlines, por exemplo, apenas confirmou no evento seus planos de encomendar 20 787-10, 20 A350-900 e 11 inéditos A321neo revelados em março.
Já a pequena Berniq Airways, da Líbia, tinha anunciado a encomenda de seis jatos da família A320neo em maio, mas a Airbus só reconheceu o pedido em Farnborough.
A low-cost VietJet foi um caso ainda mais surreal já que a empresa anunciou sozinha seu pedido de 20 A330-900 sem que a Airbus os incluísse em seus comunicados a despeito da presença de executivos altos na cerimônia.
Airbus | A320neo | A321neo | A330-900 | A350-900 | Total | |
---|---|---|---|---|---|---|
Drukair | 3 | 2 | 5 | Memorando | ||
Japan Airlines | 11 | 20 | 31 | Encomenda | ||
Virgin Atlantic | 7 | 7 | Encomenda | |||
Berniq Airways | 6 | 6 | Encomenda | |||
VietJet | 20 | 20 | Encomenda | |||
flynas | 75 | 15 | 90 | Memorando | ||
Abra Group | 5 | 5 | Memorando | |||
Total | 84 | 13 | 42 | 25 | 164 |
O pedido mais significativo acabou sendo da saudita flynas que assinou um Memorando de Entendimento para 90 aeronaves da Airbus – 75 A320neo e 15 A330-900.
A Korean Air também atraiu holofotes com um grande acordo de widebodies que incluiu 20 777-9, 20 787-10 e mais 10 opções deste último.
A320neo e 787 Dreamliner se saíram melhor
A família A320neo teve 97 pedidos, batendo por ampla margem o 737 MAX, que teve 24 aeronaves encomendadas, incluindo opções.
O 787 Dreamliner foi o widebody com mais pedidos, um total de 50 aeronaves, seguido pelo A330neo (42 aviões), 777X (40) e A350 (25 aeronaves), dos quais cinco foram um pedido do Grupo Abra, dono da Gol.
Houve apenas um anúncio relativo a cargueiros, logo no início do show aéreo, feito pela National Airlines, que encomendou quatro 777F.
Aeronaves como o 777-8, 737-7, 737-9, A220, A350F e A350-1000, além dos jatos E2 não registraram qualquer pedido.
Os dirigentes da Embraer estão bem no quesito ilusionistas kkk,pois criaram um clima ( ou ilusão) de grandes anúncios na feira e oque vemos foi apenas pequenas vendas militares já sabidas….uma pena