Airbus bate pedidos da Boeing em Farnborough, Embraer fica no zero

Edição do maior show aéreo do ano, no entanto, teve poucos anúncios em aviões comerciais. Fabricante brasileira diz ter ao menos 300 jatos em negociação
A321XLR em Farnborough 2024
A321XLR em Farnborough 2024

O Farnborough Airshow de 2024, maior evento aeroespacial do ano, terminou na sexta-feira, 26, em um certo clima de frustração, com poucos pedidos no setor de aviação comercial.

Com 286 aeronaves comerciais anunciadas, foi a edição com o pior número de encomendas desde 2006 e bastante aquém do Paris Air Show de 2023, que teve mais de 1.150 pedidos anunciados.

A Airbus voltou a superar a Boeing conquistando 164 pedidos contra 118 pedidos e opções da rival. Curiosamente as ações da empresa europeia caíram enquanto a Boeing teve um aumento razoável.

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Outras fabricantes de aeronaves de passageiros tiveram uma presença apagada. A ATR concluiu apenas a venda de quatro turboélices ATR 72 para a Air Tahiti, uma cliente tradicional.

A flynas assinou um pré-acordo para 90 jatos da Airbus
A flynas assinou um pré-acordo para 90 jatos da Airbus

No segmento de aviões comerciais, a maior decepção acabou sendo a Embraer, apontada como uma alternativa aos problemas de produção da Boeing e a Airbus.

A empresa brasileira de mãos vazias da Inglaterra, embora tenha comentado ter ‘mais de 300 aviões’ em negociações.

A Korean Air se tornará a nova cliente do Boeing 777-9
A Korean Air se tornará a nova cliente do Boeing 777-9

Problemas na cadeia de suprimentos impedem entregas

Com mais de 15.000 aeronaves em suas carteiras de pedidos, Airbus e Boeing parecem mais focadas em atender a demanda de contratos fechados do que ampliar vendas.

Os persistentes problemas na cadeia de fornecedores também afetam qualquer perspectiva de expansão nas entregas, o que se reflete em previsões menos otimistas de ambas para 2024.

Boeing 737-8 737-10 787-9 787-10 777-9 777F Total Obs.
National Airlines 4 4 compromisso
Korean Air 30 20 50 compromisso
Luxair 4 4 encomenda
Japan Airlines 20 20 encomenda
MacQuarie 20 20 encomenda
Qatar Airways 20 20 encomenda
Total 20 4 20 30 40 4 118

Os pedidos anunciados em Farnborough também acabaram tendo pequeno impacto já que parte deles havia sido revelada meses antes.

A Japan Airlines, por exemplo, apenas confirmou no evento seus planos de encomendar 20 787-10, 20 A350-900 e 11 inéditos A321neo revelados em março.

ATR 72 da Air Tahiti
ATR 72 da Air Tahiti

Já a pequena Berniq Airways, da Líbia, tinha anunciado a encomenda de seis jatos da família A320neo em maio, mas a Airbus só reconheceu o pedido em Farnborough.

A low-cost VietJet foi um caso ainda mais surreal já que a empresa anunciou sozinha seu pedido de 20 A330-900 sem que a Airbus os incluísse em seus comunicados a despeito da presença de executivos altos na cerimônia.

Airbus A320neo A321neo A330-900 A350-900 Total
Drukair 3 2 5 Memorando
Japan Airlines 11 20 31 Encomenda
Virgin Atlantic 7 7 Encomenda
Berniq Airways 6 6 Encomenda
VietJet 20 20 Encomenda
flynas 75 15 90 Memorando
Abra Group 5 5 Memorando
Total 84 13 42 25 164

O pedido mais significativo acabou sendo da saudita flynas que assinou um Memorando de Entendimento para 90 aeronaves da Airbus – 75 A320neo e 15 A330-900.

A Korean Air também atraiu holofotes com um grande acordo de widebodies que incluiu 20 777-9, 20 787-10 e mais 10 opções deste último.

A320neo e 787 Dreamliner se saíram melhor

A família A320neo teve 97 pedidos, batendo por ampla margem o 737 MAX, que teve 24 aeronaves encomendadas, incluindo opções.

E195-E2: Embraer passou em branco na aviação comercial
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O 787 Dreamliner foi o widebody com mais pedidos, um total de 50 aeronaves, seguido pelo A330neo (42 aviões), 777X (40) e A350 (25 aeronaves), dos quais cinco foram um pedido do Grupo Abra, dono da Gol.

Houve apenas um anúncio relativo a cargueiros, logo no início do show aéreo, feito pela National Airlines, que encomendou quatro 777F.

Aeronaves como o 777-8, 737-7, 737-9, A220, A350F e A350-1000, além dos jatos E2 não registraram qualquer pedido.

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  1. Os dirigentes da Embraer estão bem no quesito ilusionistas kkk,pois criaram um clima ( ou ilusão) de grandes anúncios na feira e oque vemos foi apenas pequenas vendas militares já sabidas….uma pena

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