O jato de transporte de cargas especiais BelugaST concluiu o transporte do satélite HOTBIRD 13G, produzido pela Airbus, para o Kennedy Space Center no Cabo Canaveral (Flórida) neste final de semana.
O pouso do A300-600ST, como é também chamado, ocorreu horas depois de um satélite semelhante, o HOTBIRD 13F, ser lançado em órbita por um foguete Falcon 9, da SpaceX.
Segundo a Airbus, “os artefatos espaciais são os primeiros da nova família “Eurostar Neo” de satélites de telecomunicações da Airbus, baseada em uma plataforma e tecnologias de última geração desenvolvidas com o apoio da Agência Espacial Européia (ESA), e outros, incluindo o Centro Nacional d’ Etudes Spatiales (CNES) e a Agência Espacial do Reino Unido (UKSA)”.
ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS
Essa é a primeira vez que o Beluga visita os Estados Unidos desde 2009, quando a aeronave entregou o módulo “Tranquilidade”, da Estação Espacial Internacional.
A aeronave F-GSTC é uma das cinco do BelugaST, primeira geração do jato de transporte que foi concebido para transportar grandes componentes entre as linhas de montagem da Airbus.
A fabricante conta também com os Beluga XL (A330-700L), baseados no A330-200 e que possuem maior capacidade de carga. Por conta disso, a Airbus decidiu criar a Airbus Transport International, destinada a realizar voos cargueiros para outros clientes.
“É uma verdadeira honra transportar dois satélites para nosso cliente Eutelsat: duas peças de tecnologia europeia no icônico Kennedy Space Center”, disse Jean-Marc Nasr, chefe de sistemas espaciais da Airbus. “A capacidade da Airbus de colocar em campo uma solução europeia autônoma é ressaltada pelo transporte de nossos satélites na exclusiva aeronave Beluga – um verdadeiro exemplo de sinergias na Airbus!”
Em julho, o BelugaST esteve no Brasil pela primeira vez, pousando em Fortaleza e Viracopos, onde entregou um helicóptero ACH160 para um cliente no país.