É comum em grandes shows aéreos que clientes de fabricantes de aeronaves participem exibindo suas aeronaves de forma estática e às vezes até em voos de demonstração.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Em Le Bourget não foi diferente. De Airbus a ATR, os principais nomes da aviação comercial trouxeram aviões com a pintura de suas operadoras. Veja a seguir quem participou do Paris Air Show:
Airbus
“Dona do show”, a Airbus não só teve a maior parte das encomendas anunciadas em Le Bourget, como também desfilou alguns de seus clientes no evento.
Na área estática chamava a atenção o A321LR da JetBlue, companhia aérea dos EUA que passou a voar com o jato entre cidades como Nova York e Boston para a Europa. Ou seja, uma espécie de “cutucão” na Boeing, que não pode repetiri a mesma façanha com seu atual portfólio.
Já numa área distante, inacessível durante os primeiros dias da feira, está um A350 da Qatar Airways. Sim, a companhia aérea que entrou na Justiça para reclamar do desgaste prematuro da pintura de seus jatos da Airbus. As duas empresas se entenderam e hoje voltaram a ser “amigas do peito”, pelo jeito.
Como mostramos aqui, o A220-300 também esteve em Paris, representando pela Air France. A aeronave foi uma das que era possível realizar visitação pública.
Boeing
A Boeing trouxe para Le Bourget o 737 MAX 10 e o 777-9, dois de seus novos jatos, mas que ainda não entraram em serviço. Para compensar, a fabricante norte-americana mostrou o 787-9 da Riyadh Air, nova companhia aérea da Arábia Saudita, em sua bela pintura em tons de azul.
Embraer
Além de ter exibido pelo primeira vez dois KC-390 de seus clientes (Brasil e Portugal), a Embraer emprestou um E195-E2 da companhia aérea suíça Helvetic Airways para oferecer visitas públicas.
Ele esteve ao lado do Tech Lion, o E195-E2 de demonstrações da fabricante.
ATR
Como AIRWAY mostrou com exclusividade, a ATR apresentou o primeiro ATR 72-600 com motores PW127XT da Azul. O turboélice foi levado de Toulouse para Paris e deve voltar ao sul da França para ser entregue à companhia aérea brasileira.
Mas não foi só: um ATR 72-600F, de carga, fez apresentações em voo com a pintura da FedEx.