Airbus, Boeing, Embraer: American Airlines prepara grandes pedidos de jatos

Primeiro anúncio pode ocorrer na semana que vem e incluir 100 aeronaves A321neo e 737 MAX, mas companhia aérea também avalia jatos da Embraer
jatos 737 MAX e A321neo da American (Nathan Coats e BriYYZ)

A American Airlines é a bola da vez nas megaencomendas de jatos comerciais. A companhia aérea dos EUA já sinaliza que está negociando novos pedidos há tempos, mas o momento de concretizar acordos está próximo, o início de março.

É quando se espera por um anúncio de cerca de 100 aeronaves de corredor único da Airbus e Boeing, segundo dizem agências como Bloomberg e Reuters.

O pedido deverá ser dividido pelas duas gigantes, mas com vantagem para a Airbus e seu A321neo. A Boeing deverá fornecer mais 737 MAX 8 e talvez o MAX 10 também.

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A data apontada para a divulgação do acordo é 4 de março, quando está marcado um encontro dos executivos da transportadora com investidores.

O Boeing 737 MAX 10 pode aparecer no pedido da American (Boeing)

Airbus A350

A opção pelo atrasado 737 MAX 10 seria explicada pela fila de espera gigante do A321neo, agravada pela mudança de humor da rival United Airlines após o incidente com o plug de porta de um 737-9 da Alaska Air.

A transportadora sediada em Chicago estaria prestes a cancelar seus pedidos do 737-10 e trocá-los por mais A321neo, com receio de novos atrasos na Boeing.

Mas a American Airlines, atualmente com uma frota de aeronaves de idade elevada, também estaria de olho em outros jatos para substituir modelos como o A319 e o 777-200, que já estão em serviço há mais de duas décadas.

A American Airlines já operou widebodies A330-200 até 2020 (Airbus)

No “andar de cima”, a companhia aérea partiria naturalmente para o 787-10 e o 777X já que hoje sua frota de longa distância só usa aviões da Boeing.

No entanto, rumores indicam que a American pode encomendar o A350. A aeronave da Airbus quase voou na empresa quando a US Airways foi absorvida e com ela um pedido antigo do widebody.

Segundo analistas, a companhia aérea pode diversificar sua frota para não depender apenas de um fornecedor. Vale lembrar que a American voou com jatos A330-200 até 2020, que eram da US Airways.

Ela só encomendou widebodies novos da Airbus uma única vez, os A300-600R, que foram aposentados em 2009.

O E195-E2 pode ser um dos jatos menores avaliados pela American Airlines (Embraer)

Embraer E2?

Grande cliente da Embraer em suas subsidiárias regionais, a American Airlines também operou o E190 até anos atrás.

Segundo disse o executivo-chefe financeiro da empresa, Devon May, à Reuters em janeiro, a fabricante brasileira participa das rodadas de negociações por novos pedidos.

O alvo natural é o A319, um jato pouco eficiente atualmente e que está configurado com 128 assentos divididos em classe executiva, “Cabin Extra” e econômica.

É um perfil que se encaixa nas especificações do E195-E2, mas também dos concorrentes A220-300 e 737 MAX 7.

A American Airlines tem nada menos que 133 A319 em serviço, portanto, uma frota bastante volumosa e que certamente seria um negócio de extremo valor para a Embraer.

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