Sete meses após receber o primeiro C919 do mundo, a China Eastern Airlines adicionou uma segunda da aeronave do mais avançado jato comercial chinês na sexta-feira, 14 de junho, informou sua fabricante, a COMAC.
Desenvolvido com uma alternativa local ao A320 e ao 737, o C919 é conhecido como “Airbus chinês”, devido à semelhança com o mais bem sucedido jato comercial da história.
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O segundo C919 recebeu a matrícula B-919C e foi entregue à China Eastern nas instalações da COMAC em Zhuqiao, ao lado do Aeroporto Pudong, de Xangai. Ela deverá entrar em serviço em agosto, segundo a mídia local.
Segundo a fabricante, a aeronave foi concluída em fevereiro e realizou seu voo inaugural em maio. A COMAC chegou a aplicar a pintura de seus jatos de testes no C919, que voou a com a matrícula B-001K antes de ser registrado B-919C.
Produção prestes a crescer nos próximos anos
A China Eastern Airlines possui uma encomenda-piloto do C919 de cinco aeronaves e tem servido como laboratório para que a COMAC possa aprimorar processos, equipamentos e sistemas do bimotor de corredor único.
A expectativa é que a produção do jato de 164 assentos ganhe ritmo aos poucos à medida que a confiabilidade e disponibilidade atinjam níveis mais altos.
A COMAC terá de atender uma grande demanda pelo C919, que deverá ser operado pela maiores companhias aéreas chinesas nos próximos anos.
Na semana passada, a Suparna Airlines, parte do grupo HNA, fechou um leasing de 30 C919 que serão repassados pela arrendadora SPDB Financial Leasing.
Estima-se que mais de mil aeronaves devam ser produzidas apenas para supriro o mercado chinês. Por enquanto, o C919 não é certificado para voar fora do país.