Após ser aprovada pelo comitê diretivo, a Airbus anunciou nesta quinta-feira, 29, que lançará uma variante cargueira do jato A350. O executivo-chefe da empresa, Guillaume Faury, durante entrevista sobre os resultados do primeiro semestre de 2021, revelou que o jato de carga será capaz de transportar mais de 90 toneladas.
O CEO da Airbus confirmou também que o A350 cargueiro será predominantemente baseado na variante -1000 do jato de longo alcance, embora aproveite outros elementos do modelo -900.
A previsão é que o widebody de carga faça sua estreia no mercado em 2025. A Airbus espera se beneficiar do aprendizado obtido ao transformar o A330 no BelugaXL, aeronave de grande volume interno usada para transportar seções de fuselagens e asas entre as plantas da empresa.
A Airbus acredita que as mudanças ambientais instituídas pela ICAO em 2028 deverão ajudar o A350 de carga ao proibir a operação de aeronaves cargueiras mais antigas.
Faury ainda previu que a Airbus terá o único cargueiro de nova geração na segunda metade da década. A Boeing, por sua vez, pretende lançar um 777X cargueiro, mas vê essa possibilidade apenas a médio prazo.
Os avanços em ambos os programas têm sido estimulados pela Qatar Airways, que já manifestou a intenção de contar com novos widebodies cargueiros num futuro breve.