A Airbus voltou a passar em branco em novos pedidos para suas aeronaves comerciais em maio, mas ao menos evitou cancelamentos. A fabricante europeia manteve um total líquido de encomendas de 299 unidades em 2020, graças a um pequeno aumento em abril. Por outro lado, houve um aumento no número de aeronaves entregues para seus clientes de 14 em abril para 24 unidades no mês passado.
Alguns modelos que estavam parados nas fábricas da Airbus por muitas semanas voltaram a ser entregues, como foi o caso do A220-300, que teve duas unidades enviadas para a Air Canada. Outro jato que estava estava há muitas semanas sem novidades era o A350-1000, o maior avião da Airbus depois do A380. No mês passado, a British Airways e a Etihad receberam uma unidade cada, algo que não acontecia desde 27 de fevereiro, quando a Qatar Airways recebeu outro modelo.
Das 24 aeronaves entregues, 12 foram modelos A320neo, o mais popular da Airbus. A companhia aérea Indigo recebeu quatro deles, além de outros dois A321neo. A empresa indiana tem um enorme pedido de aeronaves da família A320neo com 730 unidades, das quais 117 foram entregues.
O mês de maio também marcou a entrega do primeiro A320neo para a Wizz Air da Hungria. A companhia aérea, que pertence ao fundo de investimento Indigo Partners (dono também da chilena JetSmart), encomendou 65 aviões além do 211 A321neo – o primeiro dos quais foi entregue em 2019.
A entrega mais incomum, no entanto, foi um A319ceo para a Tibet Airlines, que ocorreu em 29 de maio. A aeronave foi a última de um pedido total de 25 jatos do antigo modelo usado no Brasil pela Latam na ponte aérea Rio-São Paulo.
Os 24 aviões entregues pela Airbus em maio
2 A220-300 – Air Canada
1 A320neo – Governo (não divulgado)
1 A320neo – locação de CDB
1 A320neo – China Southern Airlines
1 A320neo – EasyJet
1 A320neo – GECAS
4 A320neo – Indigo
2 A320neo – Pegasus
1 A320neo – Wizz Air
2 A321neo – Indigo
1 A321neo – havaiano
1 A321neo – EasyJet
1 A321neo – Grupo de Capital de Aviação
1 A350-900 – Air France
1 A350-900 – Lufthansa Technik
1 A350-1000 – British Airways
1 A350-1000 – Etihad Airways
1 A319ceo – Tibet Airlines
Veja também: Com ajuda francesa, sucessor do Airbus A320 deve estrear até 2035