A Emirates Airline confirmou na terça-feira, 23, que o Airbus A380, maior jato de passageiros do mundo, voltará a realizar voos no dia 15 de julho. Os primeiros destinos que verão a aeronave serão Paris e Londres, mas a companhia não revelou ainda qual será a frequência em que eles serão utilizados.
Em um tweet curto, a Emirates afirmou que “o icônico Airbus A380 da Emirates retornará aos céus com voos para Londres Heathrow e Paris a partir de 15 de julho”. O anúncio vem na esteira da reabertura dos Emiradores Árabes Unidos ao turismo, marcada para o dia 7 de julho. Para permitir a entrada de visitantes, entre eles cidadãos locais, residentes e visitantes internacionais, o país adotará novos protocolos para proteção da saúde.
“As próximas semanas serão um grande teste para todo o setor de aviação de várias formas. Na Emirates, vemos uma tendência positiva de aumento de tráfego em toda a nossa rede nas últimas semanas e estamos prontos para atender nossos clientes”, afirmou o xeque Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e CEO da Emirates.
Futuro indefinido
O retorno do A380 ao serviço ocorrerá perto de completar quatro meses em que os 115 jatos da empresa estão estocados à espera do retorno da demanda de passageiros desde o final de março. Nesse intervalo, a Emirates continuou realizando voos pontuais para vários destinos, mas sempre utilizando seus jatos Boeing 777, que oferecem menos assentos.
Enquanto isso, os rumores de que a Emirates pode aposentar precocemente parte dos A380 se espalharam. Chegou-se a apontar que quase 50 unidades seriam retiradas de serviço, mas a companhia aérea negou qualquer plano além do que previa a aposentadoria de três jatos mais antigos, o primeiro deles recentemente visto sem sua pintura.
Apesar de reafirmar que deverá contar com sua frota de A380 nos próximos anos, a Emirates pode chegar a um acordo para cancelar a entrega de oito aeronaves novas que a Airbus está finalizando na França.
Resta saber quando a companhia dos Emirados Árabes Unidos voltará a escalar o Airbus na rota entre Dubai e São Paulo, único destino na América do Sul a receber o aparelho.
Veja também: Air France anuncia retirada definitiva do A380