Airbus dá início a construção de fábrica para o A220 nos EUA

Linha de montagem ficará adjacente às instalações inauguradas em 2015 para produzir a família A320 em Mobile, no Alabama
Airbus A220-300, antigo C Series: produção nos EUA
Airbus A220-300, antigo C Series: produção nos EUA

A Airbus reuniu uma multidão na semana passada entre funcionários, fornecedores, executivo e jornalistas para lançar oficialmente o início de construção da sua nova linha de montagem para o jato A220 numa cerimônia em Mobile, Alabama, nos Estados Unidos. O local já possui uma linha de montagem para os aviões da família A320 cujo primeiro unidade foi entregue em 2016 para a companhia aérea JetBlue.

A nova linha de montagem deverá ficar completa apenas em 2020, porém, o início da produção está marcado para o terceiro trimestre de 2019. O objetivo da Airbus é complementar a produção do A220 que hoje é realizada em Mirabel, no Canadá, nas instalações da Bombardier, sócia do fabricante europeu. Lá as duas fabricantes já preparam a fábrica para atingir um volume mensal de 10 aeronaves montadas, já nos EUA serão quatro aviões por mês, totalizando uma produção conjunta de 14 aeronaves.

Com a nova linha de montagem, a Airbus pretende diminuir a resistência do governo norte-americana a seus produtos ao atender seus clientes nos EUA. A Delta Airlines, por exemplo, tem uma das maiores encomendas do novo birreator e que foi fruto de um protesto da Boeing na Justiça do país. A rival alegava que a Bombardier havia recebido enormes subsídios para produzir seu avião e com isso o ofereceu a preços mais camaradas que os do Boeing 737 MAX 7, mas o recurso foi negado.

Apesar de sua principal infraestrutura de produção esteja concentrada na Europa (Toulouse, na França, e Hamburgo, na Alemanha), a Airbus sabiamente espalhou várias unidades pelo mundo inclusive nos EUA.

Além da fábrica no Alabama, a fabricante europeia possui centros de engenharia no Kansas e Alabama; uma unidade de treinamento na Flórida (e em breve também no Colorado), um departamente de suporte de materiais além da sede administrativa na Virginia, uma startup na Califórnia; uma divisão de análise de dados de drones (Airbus Aerial) em Atlanta, na Georgia; fábricas de helicópteros no Texas e no Mississippi, e uma linha de montagem de satélites (OneWeb) também na Flórida.

Veja também: Airbus A220 recebe autorização para voos transoceânicos

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