Airbus desiste de meta de 800 jatos comerciais a serem entregues em 2024

Fabricante europeia agora prevê entregar 770 aviões neste ano e só atingir uma razão de produção de 75 aviões da família A320neo em 2027
Airbus A320neo da Azul
Airbus A320neo da Azul

A Airbus reviu para baixo algumas previsões para 2024, a mais significativa em relação ao número de aeronaves comerciais a serem entregues.

Segundo o cenário atualizado, deverão ser entregues 770 aeronaves em 2024, 30 a menos do que a previsão anterior. O total, no entanto, é apenas 35 aviões superior ao resultado de 2023, quando entregou 735 jatos.

Outra meta foi postergada, a taxa de produção de 75 jatos da família A320, que agora só será atingida em 2027 e não em 2026.

A explicação dada pela empresa está relacionada com “problemas persistentes específicos da cadeia de abastecimento, principalmente em motores, aeroestruturas e equipamentos de cabine”.

Um dos problemas envolve o motor GTF, da Pratt & Whitney, que tem apresentado uma contaminação por pó metálico.

Motor GTF da Pratt & Whitney
Motor GTF da Pratt & Whitney

Lucro ajustado também cai

A fabricante dos EUA tem promovido trabalhos de revisão nos turbofans, mas o ritmo tem sido aquém da necessidade das clientes. As entregas de novos motores também têm atrasado, deixando vários aviões “planadores” nos pátios das fábricas.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A Airbus utiliza o GTF, ou PW1000G, nos jatos da família A320neo e no A220. É o mesmo motor que a Embraer equipa os jatos E2.

Além dos ajustes na linha de produção, a Airbus mudou a previsão do EBIT ajustado, de 6,5 a 7 bilhões de euros, para por volta de 5,5 bilhões.

Até maio, a Airbus havia entregue 256 aeronaves comerciais ante 244 em 2023, uma alta pequena de 5%.

Total
0
Shares
Previous Post
Boeing 737 MAX 9 da Alaska Airlines

Boeing pode responder por processo criminal nos Estados Unidos

Next Post
KC-390 da Força Aérea Brasileira

Polônia aparece como potencial cliente do Embraer C-390 Millennium

Related Posts
Total
0
Share