O Airbus A380, maior avião comercial do mundo, participa da FIDAE há quase 20 anos, mas mesmo com tantas visitas, a aeronave ainda não encontrou um cliente sequer na América Latina. E isso não deve mudar nos próximos quatro ou cinco anos. É o que afirmou nesta segunda-feira, 24, Rafael Alonso, presidente da empresa para a América Latina em Santiago do Chile, antes da abertura da feira.
Segundo o executivo, “no momento, não conversamos com nenhuma companhia aérea”. Mas ele acredita que isso deve mudar já que em sua visão há rotas que demandam sua extraordinária capacidade.
Mesmo sem a presença do gigante na frota das companhias aéreas da região, a Airbus só tem o que comemorar: segundo ela, 61% das vendas são de modelos da empresa e 51% das aeronaves voando atualmente saíram da Europa – ao contrário da situação global, onde a Boeing domina.
A Airbus acredita, inclusive, que voltará a vender mais de 100 aviões este ano após um 2013 regular – 65 unidades vendidas. Mesmo com a queda no movimento de passageiros em alguns trechos no Brasil, a Airbus acredita que a região como um todo deverá crescer 7% em 2014. “Isso significa em torno de 2,3 mil aviões nos próximos 20 anos”, disse Alonso.