15A Airbus retirou 19 pedidos firmes do A350-1000 que pertenciam à Qatar Airways, como mostrou o relatório de entregas e encomendas de agosto da fabricante.
As aeronaves faziam parte de um pedido mais amplo, de 38 unidades, mas os desentendimentos entre a fabricante de aviões e sua cliente culminaram com a rescisão unilateral por parte da Airbus.
A Qatar Airways está processando a Airbus num tribunal britânico, pedindo uma indenização volumosa por conta dos problemas de degradação da pintura de mais de 20 jatos A350 recebidos.
A companhia aérea do Qatar é a cliente lançadora do widebody, tendo recebido o primeiro A350-900 em dezembro de 2014. A transportadora também foi a primeira a operar a variante de maior capacidade, A350-1000, em 2018. A Qatar continua sendo a maior operadora do modelo, com 19 aeronaves.
Atualmente, a frota de A350 da Qatar é a segunda maior do mundo, com 53 aviões, atrás apenas da Singapore Airlines. No entanto, boa parte dos aviões está armazenada por conta dos problemas na fuselagem.
Com a supressão do pedido da companhia aérea do Oriente Médio, o A350-1000 conta agora com 149 aeronaves, 65 delas entregues.