Após vários anos constando como ativos, a Airbus eliminou quase 100 jatos encomendados pela Iran Air que constam da sua carteira de pedidos.
Até então, a transportadora iraniana aparecia no relatório mensal divulgado pela fabricante com 106 pedidos firmes dos quais apenas nove entregues – oito antigos A300 e um A321.
As 97 aeronaves restantes faziam parte de um acordo celebrado em 2016 em meio à suspensão de sanções comerciais ao governo do Irã, lideradas pelos Estados Unidos.
No entanto, pouco tempo depois, o país voltou a sofrer retaliações e as encomendas ficaram em suspense.
Aviões que seriam da Avianca Brasil
Dona de uma frota bastante envelhecida e pouco eficiente, a Iran Air aproveitou a curta janela de liberdade para encomendar jatos de vários portes. Com a Airbus foram seis A320ceo, oito A321ceo, oito A330-200 além de aeronaves modernas como os 32 A320neo, 28 A330-900 e 16 A350-1000. Além disso, a Boeing também foi procurada para fornecer novas aeronaves.
Da encomenda da Airbus apenas um A321 foi entregue, além de dois A330-200 que deveriam ter sido recebidos pela Avianca Brasil (OceanAir). As duas aeronaves widebodies não foram baixadas dos pedidos da Iran Air.
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A eliminação dos pedidos da Iran Air representou 43% dos cancelamentos registrados pela Airbus em 2023, que teve no total 225 aeronaves retiradas da carteira de pedidos.
No entanto, como a fabricante europeia bateu seu recorde de encomendas líquidas no ano passado, com mais de 2.000 aeronaves, a mudança quase não foi notada.