Se a escolha do Boeing 737 MAX 10 e de mais 90 jatos regionais Embraer E175 pegou o mercado de surpresa, a encomenda de 85 Airbus A321neo pela American Airlines era mais do que esperada.
Aeronave comercial mais popular da história, o maior jato da família A320neo é disputado por empresas aéreas e arrendadores de todo o mundo. A fila de espera é enorme, com quase 5.000 jatos pendentes de entrega.
A despeito disso, a Airbus conseguiu encontrar espaço em suas linhas de montagem para produzir mais 85 desses aviões para a American Airlines.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O cronograma divulgado pela transportador norte-americana a indica que o novo lote de A321neo deverá começar a ser entregue em 2027, com sete aeronaves, seguido de 14 jatos em 2028 e os demais 64 a partir de 2029.
A American Airlines é também cliente do A321XLR, de ultra longo alcance, e que deve ter os primeiros jatos entregues no segundo semestre de 2024.
“O investimento contínuo no A321neo é uma prova do valor sem precedentes da aeronave de corredor único mais versátil e capaz do mundo”, disse Benoît de Saint-Exupéry, vice-presidente executivo de vendas da Airbus.
“Por quase duas décadas, a American Airlines utilizou sua família de aeronaves A320, algumas das quais foram produzidas nos EUA, em Mobile, Alabama, para expandir sua rede doméstica e internacional de curta distância e proporcionar uma experiência excepcional para seus passageiros e tripulações”, completou o executivo.
Segundo a Airbus, a American Airlines é a maior operadora sozinha da família A320 no mundo, além de ter a mais numerosa frota do A321 entre todas as companhias aéreas.