A Airbus até conseguiu ampliar um pouco o número de jatos comerciais entregues em setembro, comparado a agosto, mas não o suficiente para se aproximar da meta anual de 770 aeronaves.
No mês passado foram entregues 50 aviões, cinco a menos do que em setembro de 2023. Até setembro foram 497 jatos, uma ligeira alta de 1,8% em relação ao ano passado.
Isso significa que a Airbus terá de entregar 273 aeronaves no 4º trimestre se quiser cumprir sua meta revisada (a original era de 800 aeronaves em 2024).
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Em média, terão de ser entregues 91 aviões por mês contra 81 jatos se a companhia tivesse conseguido ao menos manter o ritmo em setembro.
Como tem sido rotineiro, a dificuldade em dar vazão às entregas está relacionada à falta de componentes, sobretudo motores, causada pelos persistentes problemas enfrentados pela cadeia de suprimento.
A empresa afirmou à Reuters que segue empenhada em atingir a meta, mas analistas de mercado já esperam por um número ligeiramente menor, em torno de 750 aeronaves entregues.
O 4º trimestre é tradicionalmente o de maior volume de entregas. Em 2023, a Airbus enviou 247 aviões a seus clientes nesse intervalo, 112 apenas em dezembro.
Família A220 é a que mais cresce
As dificuldades com as entregas afetam todas as quatro famílias de aeronaves da Airbus.
A que apresenta maior crescimento é o A220, com 9,8% de alta, mas cuja participação é pequena no bolo, com 45 aeronaves entregues.
Os widebodies A330 e A350 estão com números idênticos aos de 2023, com 20 e 36 entregas, respectivamente. Apenas o A330-900 mostra um crescimento maior, com 9,8% acima do ano passado.
É a família A320neo, no entanto, que impacta nos resultados ruins. Até aqui foram entregues 396 aviões, apenas cinco a mais do que em 2023.
Enquanto o A321neo, hoje seu jato comercial mais popular, entregou nove aeronaves a mais do que em 2023, o A320neo está um avião abaixo do volume do ano passado.
Susposto pedido gigante da Air India
Mesmo não dando conta da demanda, a Airbus continua a fechar novos acordos significativos.
A companhia europeia revelou um total de 235 pedidos em setembro, sendo 80 jatos A320neo para a arrendadora CDB Leasing e 70 aeronaves da mesma família para a low-cost filipina Cebu Pacific.
Já um pedido de 85 aeronaves (20 A320neo, 55 A321neo e dez A350) apareceu relacionado a um cliente não revelado.
Fontes na indústria, no entanto, afirmaram que o comprador é a Air India, que tem investido pesadamente na ampliação da frota.
A carteira de pedidos pendentes de entrega da Airbus atingiu 8.749 aeronaves.