A Airbus anunciou na quinta-feira (29) a entrega do 500º jato comercial da família A320 construído em Tianjin, na China, 12 anos após o início das atividades na linha de montagem chinesa.
A aeronave, um A320neo (com matrícula B-30FX), foi recebida pela China Southern Airlines, a maior companhia aérea da China. O modelo é configurado para acomodar 166 passageiros.
Dona da sexta maior frota de aeronaves comerciais do mundo, a China Southern Airlines se transformou em pouco tempo num dos maiores clientes do grupo aeroespacial europeu – e uma das justificativas que levaram a construção da fábrica em Tianjin.
A companhia aérea controlada pelo estado foi fundada em 1988 e atualmente possui mais de 600 aeronaves, sendo mais da metade delas fornecidos pela Airbus, incluindo modelos das famílias A320, A330, A350 e até o gigante A380. A empresa chinesa também voa com aviões da Boeing, Embraer e o jato regional ARJ21 produzido localmente pela COMAC.
O apetite voraz por aeronaves e o crescimento vertiginoso da China Southern Airlines e outras empresas chinesas levaram a Airbus e estabelecer uma base industrial na China, em Tianjin, a cerca de 100 km da capital Pequim.
A linha de montagem final do A320 na China iniciou as atividades em 2008. A fábrica em Tianjin foi a primeira unidade de produção da Airbus fora da Europa e a planta também abriga um centro de conclusão e entregas do widebody A330, inaugurado em 2017.
Como é praxe na China, empresas estrangeiras que desejam estabelecer negócios no país precisam se associar com empresas e instituições locais. A fábrica chinesa é uma joint venture da Airbus com o distrito de Tianjin e a fabricante estatal AVIC, ex-parceira da Embraer.
“A entrega da 500ª aeronave da família A320 montada em Tianjin é uma conquista importante da Airbus na China. É um testemunho da excelente cooperação industrial entre a indústria de aviação chinesa e a Airbus, sublinhando o compromisso de longo prazo de todos os parceiros com o dinâmico mercado da China”, celebrou George Xu, diretor da Airbus China.
Veja mais: Novo turboélice da Embraer pode ser revolucionário