A Airbus entregou 611 aeronaves comerciais em 2021, acima da meta de 600 unidades estabelecida no ano passado. Os aviões de corredor único foram responsáveis pela alta em relação a 2020, quando 566 aviões foram enviados aos seus clientes.
No entanto, se comparado a 2019, último ano antes da pandemia do Covid-19, os números são bem inferiores: naquele ano a Airbus entregou 863 jatos comerciais, 250 a mais do que em 2021.
No ano passado, a fabricante entregou 533 jatos ‘narrowbody’, 90,6% da família A320 (483 aviões). Já o volume de widebodies voltou a cair, de 82 para 78 aeronaves.
Dois modelos se destacaram no ano passado, o A321neo, com 199 entregas, e o A220-300, com 47 aviões entregues. A variante de maior capacidade do jato criado pela Bombardier teve uma alta de 67% em relação a 2020 enquanto o maior dos aviões da família A320 cresceu 12%, superando até mesmo 2019 (168 aviões).
O resultado não surpreende já que a Airbus tem investido no programa A220 enquanto o A321neo tem tido uma demanda bastante alta. Dos 199 aviões do modelo, três foram entregues para a Azul Linhas Aéreas, além de um A320neo.
Principal avião comercial da Airbus, o A320neo teve uma discreta alta nas entregas, de apenas cinco unidades, situação semelhante ao A350-900, jato de longa distância mais bem sucedido da empresa europeia – a aeronave teve 49 entregas, quatro a mais do que em 2020.
O A330-900, por sua vez, embora tenha subido três aeronaves comparado ao ano retrasado, ainda está bem abaixo do marco de 41 aeronaves entregues em 2019. A Airbus entregou ainda 16 outros widebodies, sendo quatro A330 da primeira geração (parte deles para uso militar), seis A350-1000, um A330-800 e os cinco últimos A380, que teve a produção encerrada em dezembro.
Modelo | 2021 | 2020 | 2019 | Var. |
---|---|---|---|---|
A220-100 | 3 | 10 | 25 | -70,0% |
A220-300 | 47 | 28 | 23 | 67,9% |
A319ceo | 2 | 3 | 4 | -33,3% |
A320ceo | 0 | 3 | 49 | -100,0% |
A321ceo | 22 | 9 | 38 | 144,4% |
A319neo | 2 | 0 | 2 | |
A320neo | 258 | 253 | 381 | 2,0% |
A321neo | 199 | 178 | 168 | 11,8% |
A330-200 | 3 | 5 | 7 | -40,0% |
A330-300 | 1 | 1 | 5 | 0,0% |
A330-800 | 1 | 3 | 0 | -66,7% |
A330-900 | 13 | 10 | 41 | 30,0% |
A350-900 | 49 | 45 | 87 | 8,9% |
A350-1000 | 6 | 14 | 25 | -57,1% |
A380 | 5 | 4 | 8 | 25,0% |
611 | 566 | 863 | 8,0% | |
Famílias | 2021 | 2020 | 2019 | Var. |
A220 | 50 | 38 | 48 | 31,6% |
A320 | 483 | 446 | 642 | 8,3% |
A330 | 18 | 19 | 53 | -5,3% |
A350 | 55 | 59 | 112 | -6,8% |
A380 | 5 | 4 | 8 | 25,0% |
Narrowbodies | 533 | 484 | 690 | 10,1% |
Widebodies | 78 | 82 | 173 | -4,9% |