Airbus entrega 611 aviões comerciais em 2021, ainda distante do nível pré-pandemia

Jatos A220-300 e A321neo atingiram seus níveis mais altos de entregas em 2021; widebodies decepcionaram
Um dos seis A321neo da Azul; empresa ainda vai receber mais seis modelos do tipo (Azul)

A Airbus entregou 611 aeronaves comerciais em 2021, acima da meta de 600 unidades estabelecida no ano passado. Os aviões de corredor único foram responsáveis pela alta em relação a 2020, quando 566 aviões foram enviados aos seus clientes.

No entanto, se comparado a 2019, último ano antes da pandemia do Covid-19, os números são bem inferiores: naquele ano a Airbus entregou 863 jatos comerciais, 250 a mais do que em 2021.

No ano passado, a fabricante entregou 533 jatos ‘narrowbody’, 90,6% da família A320 (483 aviões). Já o volume de widebodies voltou a cair, de 82 para 78 aeronaves.

Dois modelos se destacaram no ano passado, o A321neo, com 199 entregas, e o A220-300, com 47 aviões entregues. A variante de maior capacidade do jato criado pela Bombardier teve uma alta de 67% em relação a 2020 enquanto o maior dos aviões da família A320 cresceu 12%, superando até mesmo 2019 (168 aviões).

A evolução de entregas por jato comercial da Airbus

O resultado não surpreende já que a Airbus tem investido no programa A220 enquanto o A321neo tem tido uma demanda bastante alta. Dos 199 aviões do modelo, três foram entregues para a Azul Linhas Aéreas, além de um A320neo.

Principal avião comercial da Airbus, o A320neo teve uma discreta alta nas entregas, de apenas cinco unidades, situação semelhante ao A350-900, jato de longa distância mais bem sucedido da empresa europeia – a aeronave teve 49 entregas, quatro a mais do que em 2020.

O A330-900, por sua vez, embora tenha subido três aeronaves comparado ao ano retrasado, ainda está bem abaixo do marco de 41 aeronaves entregues em 2019. A Airbus entregou ainda 16 outros widebodies, sendo quatro A330 da primeira geração (parte deles para uso militar), seis A350-1000, um A330-800 e os cinco últimos A380, que teve a produção encerrada em dezembro.

Modelo 2021 2020 2019 Var.
A220-100 3 10 25 -70,0%
A220-300 47 28 23 67,9%
A319ceo 2 3 4 -33,3%
A320ceo 0 3 49 -100,0%
A321ceo 22 9 38 144,4%
A319neo 2 0 2  
A320neo 258 253 381 2,0%
A321neo 199 178 168 11,8%
A330-200 3 5 7 -40,0%
A330-300 1 1 5 0,0%
A330-800 1 3 0 -66,7%
A330-900 13 10 41 30,0%
A350-900 49 45 87 8,9%
A350-1000 6 14 25 -57,1%
A380 5 4 8 25,0%
  611 566 863 8,0%
         
Famílias 2021 2020 2019 Var.
A220 50 38 48 31,6%
A320 483 446 642 8,3%
A330 18 19 53 -5,3%
A350 55 59 112 -6,8%
A380 5 4 8 25,0%
         
Narrowbodies 533 484 690 10,1%
Widebodies 78 82 173 -4,9%

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