A Airbus começou 2025 com menos entregas de aviões comerciais do que em 2024. Em janeiro, foram 25 jatos entregues, cinco a menos do que no mesmo mês do ano passado.
As entregas foram lideradas pelo A321 com 11 aeronaves (2 a menos que em 2024), seguido do A320neo com sete jatos (foram 13 em 2024).
Entre os aviões de fuselagem estreita houve ainda três A220-300 e dois A319neo, um deles para a chinesa WestAir. No ano passado, a Airbus havia entregue apenas dois A220.
Os jatos de fuselagem larga ficaram no mesmo patamar, com apenas duas entregas. Mas se em janeiro de 2024 a fabricante havia entregue dois A330-900, neste ano foram um A350-900 e um A350-1000.
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A Airbus ainda não divulgou seu guidance para 2025, mas é esperado que ela almeje ampliar as entregas para ao menos 800 aeronaves.
No ano passado, após um começo ruim, a empresa se recuperou e terminou 2024 com 766 entregas, apenas quatro abaixo da meta.
Possível pedido de A330 da flyadeal
Se em janeiro de 2024, a Airbus divulgou apenas dois pedidos – um da Ethiopian por 11 A350-900 e outro da Delta por 20 A350-1000 – neste ano foram registrados 55 pedidos brutos.
O maior em número de aeronaves inclui 25 A320neo, mas seu cliente não foi revelado. A Airbus teve outros quatro acordos cujo comprador permanece anônimo num total de 20 aviões.
Em 2 de janeiro, um cliente encomendou um único A321neo enquanto em 8 de janeiro houve um acordo para dez A330-900 e outro para três A350F de clientes diferentes.
O pedido de A330neo é possivelmente um acordo feito pela flyadeal, companhia aérea de baixo custo da Arábia Saudita.
Dois dias depois, a empresa fechou contrato para fornecer seis A350-900. Além deles, a Lufthansa adicionou cinco A350-1000 a seus pedidos e a Starlux, de Taiwan, mais cinco A350 cargueiros.
Houve, no entanto, quatro cancelamentos, um A220-100 e três A320neo.
Até o mês passado, a Airbus tinha um backlog de 8.684 aeronaves, 85 acima de janeiro de 2024.