Airbus entrega o 500º jato A350

Aeronave, da variante A350-900, foi entregue para a companhia aérea Iberia e traz melhorias de desempenho
O A350 de número 500: mudanças em relação ao original (Airbus)

A Airbus atingiu um marco importante no programa A350 XWB. Nesta quinta-feira, 29, a companhia aérea Iberia recebeu o 500ª aeronave do tipo em Toulouse, na França.

O evento ocorre quase oito anos após o primeiro desses widebodies avançados ser entregue. A Qatar Airways foi a cliente lançadora do modelo em dezembro de 2014 quando deu as boas-vindas ao A350-900 de matrícula A7-ALA.

Já a aeronave número 500, de matrícula EC-NXD, seguiu para Madri, na Espanha, onde se juntará aos 13 outros jatos do modelo que estão na frota da empresa aérea, integrante do grupo IAG.

“Quando projetamos o A350 e entregamos o primeiro, ficamos extremamente orgulhosos de ter criado uma aeronave realmente limpa, de última geração, com desempenho e economia incomparáveis. Oferece espaço, conforto e tranquilidade excepcionais aos passageiros e contribui significativamente para a descarbonização da aviação”, disse Philippe Mhun, EVP de Programas e Serviços da Airbus.

Infográfico sobre a marca de 500 A350 (Airbus)

Mas o A350-900 da Iberia não é idêntico ao primeiro entregue há oito anos. Segundo a Airbus, o novo jato incorpora melhorias relacionadas ao padrão de produção atual da fabricante. Entre eles está o peso 1,2 tonelada menor que seus antecessores, graças ao uso mais intensivo de materiais compostos.

O jato EC-NXD também tem um peso máximo de decolagem 3 toneladas maior, que permite uma autonomia de até 8.000 milhas náuticas (14.816 km), mas com uma carga paga superior.

Internamente, o arranjo de cabine foi ampliado, permitindo que o A350-900 possa transportar até 30 passageiros a mais numa configuração de três classes, explica a Airbus.

A350 da Qatar Airways: companhia foi a primeira a receber aeronave em dezembro de 2014 (Qatar)

Disputa nos tribunais

Atualmente, o A350 voa em 39 companhias aéreas pelo mundo, mas uma delas, justamente a sua primeira cliente, trava uma batalha na Justiça por conta de problemas nas camadas de pintura de seus jatos.

A Qatar Airways é ainda uma das maiores operadoras do modelo, porém, teve as unidades pendentes de entrega canceladas pela própria Airbus.

Por outro lado, a fabricante europeia prepara a estreia do A350F, versão cargueira dedicada que utiliza componentes do A350-900 e do maior A350-1000.

Até agosto, existiam 430 A350-900 e 65 A350-1000 em serviço no mundo. Uma das novas clientes do widebody é a Azul, que recebeu seu primeiro avião na semana passada.

 

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