A Airbus concluiu um importante marco nesta sexta-feira ao entregar o primeiro A321neo montado e finalizado em sua fábrica de Tianjin, na China. Até então, a unidade produzia apenas o modelo A320.
A aeronave pertence à transportadora chinesa Juneyao Air e é equipada com motores Pratt & Whitney GTF. O A321neo está configurado com 207 assentos, sendo oito na executiva e 199 na econômica.
“Desde que anunciamos o comissionamento da primeira aeronave A321 na FAL Tianjin em novembro passado, as atividades e testes de montagem final relevantes ocorreram sem problemas, mostrando a maturidade da FAL Tianjin para se adaptar rapidamente a novos produtos”, disse George Xu, vice-presidente executivo da Airbus e CEO da Airbus China.
A Airbus está colocando em operação quatro linhas de montagem simultâneas da família A320neo a fim de dar conta da alta demanda pelas aeronaves de corredor único – até janeiro, já existiam 8.600 unidades encomendadas da família.
O A321neo é atualmente o modelo mais popular na Airbus e por isso a nova linha de montagem chinesa será importante para contribuir para escoar a produção. Além de Tianjin, a maior variante do A320 é produzida em Hamburgo, na Alemanha, e em Mobile, nos EUA. Em breve e o jato também será finalizado em Toulouse, na França, onde ocupará o espaço deixado pelo A380.
A Airbus abriu a chamada “Final Assembly Line Asia” (FAL Tianjin) em 2008, que entregou seu primeiro nesse mesmo ano. Desde então, foram concluídos mais de 600 jatos durante os 14 anos de operação.