A Condor, transportadora alemã focada no mercado de viagens de lazer, recebeu nesta semana seu primeiro A330-900. A aeronave da Airbus recebeu a nova pintura com listras, de visual inusitado que simboliza toalhas de praia e que será aplicado às demais unidades encomendadas pela empresa.
O A330neo da Condor está configurado com 310 assentos, 30 deles na Business, 64 na Econômica Premium e 216 na Econômica. O novo jato da Airbus deverá substituir A330 e Boeing 767 antigos hoje em serviço, reduzindo as emissões de poluentes em 25%.
A Condor também fará um upgrade em sua frota de um corredor, substituindo os A320 e A321 de primeira geração além de alguns Boeing 757-300 pelos A320neo e A321neo encomendados em julho.
A entrega do primeiro A330neo da Condor não ocorreu sem incidentes, no entanto. Dias atrás, a aeronave de matrícula D-ANRA teve o winglet direito danificado após um choque contra a lateral de um hangar em Toulouse, na França.
Oops… the first #Airbus #A330Neo for Condor hit a building during a tow, a fuel leak was declared and the firefighters intervened to prevent a fire… 🇩🇪 #AvGeek pic.twitter.com/UAS6Ok7veh
— Aviation Toulouse (@Frenchpainter) December 12, 2022
Recuperação após período incerto
Fundada nos anos 50, a Condor já foi controlada por vários grupos incluindo a Lufthansa. Três anos atrás, a companhia quase encerrou atividades após sua então principal acionista, a Thomas Cook, falir. Os voos para o Brasil, um dos seus destinos, foram suspensos logo depois.
A Condor acabou socorrida com um pacote financeiro do governo alemão e após algumas negociações teve o controle acionário assumido pelo fundo de capitais Attestor Capital em 2021.