A Airbus entregou nesta quinta-feira, 21, o primeiro A350-900 que foi concluído no divisão de Tianjin, na China. A aeronave faz parte da frota da China Eastern Airlines, companhia aérea que é a segunda maior cliente da empresa no mundo.
O centro de conclusão e entrega chinês foi inaugurado em 2017 para realizar a finalização jatos A330. No mesmo local, a Airbus também possui uma linha de montagem final da família A320.
Em 2019, durante visita do presidente francês Emmanuel Macron à China, foi assinado um Memorando de Entendimento para que a unidade passasse a realizar o processo de conclusão do A350.
As atividades de conclusão de aeronaves incluem instalação de cabine, pintura de aeronaves e teste de voo e de aceitação pelo cliente e, por fim, a entrega de aeronaves.
“ Este é um novo marco na cooperação de longo prazo entre a China e a Airbus, o que demonstra ainda mais o compromisso da Airbus com o país. Parabéns à China Eastern Airlines, nosso parceiro estratégico de longo prazo, por receber o primeiro A350 entregue da China, e agradeço sua confiança na Airbus e em nossos produtos, como sempre”, disse George Xu, CEO da Airbus China.
A China Eastern Airlines é uma das maiores empresas aéreas do mundo, com uma frota de 589 aeronaves das quais 413 são fornecidas pela Airbus, incluindo 349 jatos da família A320, 55 A330 e agora nove A350.