A Airbus e a Força Aérea da Índia fecharam um acordo de venda de 56 aeronaves de transporte militar C295 após uma longa negociação. O contrato, cujas cifras não foram reveladas, havia sido aprovado pelas autoridades indianas semanas atrás.
O fabricante europeu fornecerá os aviões em parceria com a Tata Advanced Systems (TASL), grupo privado que será responsável por montar 40 C295 na Índia.
Trata-se da primeira vez que uma empresa privada produz aeronave em solo indiano. Até então, apenas fabricantes estatais como a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) montaram aviões no país.
Os primeiros 16 C295 serão fabricados pela Airbus na Espanha e entregues até 2025. Eles contarão com uma suíte de aviônicos de guerra eletrônica desenvolvida na Índia.
As aeronaves poderão transportar 70 passageiros ou 50 paraquedistas, além de desempenharem missões variadas como em apoio médico e evacuação.
“Este contrato apoiará o desenvolvimento do ecossistema aeroespacial da Índia, trazendo investimentos e 15.000 empregos diretos qualificados e 10.000 posições indiretas nos próximos 10 anos”, disse Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.
O C295 substituirá o HAL-748, uma versão sob licença do famoso Avro (HS) 748, produzido no Reino Unido.