A Airbus chegou muito perto da meta revisada de entregas de aeronaves comerciais para 2024, de 770 jatos. No fim, a fabricante europeia entregou 766 aviões, 123 deles apenas em dezembro.
A arrancada no último mês do ano compensou entregas modestas em meados de 2024, mas não foi suficiente para chegar a um resultado mais emblemático.
Vale lembrar que a Airbus havia previsto entregar 800 aeronaves comerciais no ano passado, mas reviu a previsão após os persistentes problemas na cadeia de produção.
Para o CEO da divisão comercial, Christian Scherer, os 766 aviões são mais positivos do que parecem afinal em 2023 a empresa havia entregue aeronaves já fabricadas e estocadas.
Entre as famílias de aeronaves, o destaque ficou com o A220 que teve um crescimento de 10,3% graças aos sete A220-100 extras entregues. A variante A220-300, mais popular, entregou os mesmos 65 jatos de 2023.
A família A320, que responde por quase 80% das entregas, teve uma pequena alta de 5,4% em virtude dos 44 A321neo a mais enviados aos clientes. O A319neo ajudou com mais duas aeronaves enquanto o A320neo ficou 15 unidades atrás de 2023.
Entre os widebodies, o A330 empatou com 32 entregas e o A350 caiu 10,9%, com sete aeronaves a menos. O A350-1000 até expandiu o resultado em uma aeronave, mas o A350-900 teve apenas 44 jatos entregues, oito abaixo de 2023.
Encomendas chegaram a 826 aviões em 2024
Em dezembro, a Airbus registrou mais 99 pedidos, 75 deles de um cliente não revelado que fechou um acordo para 49 A320neo e 26 A321neo em 30 de dezembro.
Houve ainda mais três clientes sem identidade revelada que encomendaram um A350-900, seis A320neo e quatro A321neo, e dois A220-100.
A Air Canada ampliou seu pedido de A220 com mais cinco aeronaves enquanto a Royal Jet encomendou três A320neo e a Air Algerie, três A330-900.
As encomendas líquidas de 2024 chegaram a 826 aeronaves e o total de jatos encomendados na história da Airbus atingiu a marca de 24.621 aeronaves.
A carteira de pedidos, por sua vez, cresceu 60 aeronaves, indo de 8.598 para 8.658 jatos.