Airbus inicia turnê mundial com o novo jato de longo alcance A321XLR

Em fase final de certificação, o A321XLR deve acumular 100 horas de voo ao redor do mundo para demonstrar sua longa autonomia
Estreia comercial do A321XLR é programada para 2024 (Airbus)

Decolou hoje (13) da fábrica da Airbus em Toulouse, na França, o jato de testes A321XLR com registro F-WWAB para uma turnê mundial de 10 dias para demonstrar a capacidade de voos de longa duração da aeronave. Nessa missão, que a empresa chama de “prova de rota”, o avião deve somar 100 horas de voo passando por diversas cidades ao redor do mundo.

De acordo com o fabricante, a prova envolverá 15 voos nos quais o A321XLR deve simular operações aéreas de curta e longa distância, em viagens com até 11 horas de duração. Esse passeio por diferentes países contará como uma das etapas finais no processo de certificação da aeronave, que está programada para entrar em serviço comercial no segundo trimestre de 2024.

A turnê do A321XLR pode ser acompanhada pelo FlightRadar24. A Airbus também criou um website dedicado à missão.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Jato médio para voos de longa duração

Lançado no Paris Air Show de 2019, o A321XLR é uma aeronave com potencial para revolucionar as viagens de longa distância. Equipado com um tanque de combustível adicional, a aeronave de um corredor promete uma autonomia de voo na faixa dos 8.700 km, um alcance hoje possível somente com jatos comerciais de grande porte.

Airbus A321XLR infográfico
Rotas que o A321XLR é capaz de executar sem a necessidade de escalas (Airbus)

Oferecendo bons números de desempenho, o A321XLR já é um sucesso de vendas mesmo antes de sua estreia oficial. Desde o lançamento do programa, a Airbus já recebeu mais de 500 encomendas pela aeronave, incluindo pedidos do grupo LATAM Airlines – que encomendou cinco aviões com entregas a partir de 2025.

Total
0
Shares
Previous Post

Força Aérea Indiana recebe o primeiro de 56 turboélices C295

Next Post

Picadinho de A380: primeiro “Superjumbo” da Emirates vira etiquetas de bagagem

Related Posts
Total
0
Share