A Boeing e a Airbus fizeram de dezembro um mês de entregas elevadas de aeronaves comerciais a fim de buscar atingir as metas planejadas para 2023.
E as duas fabricantes parecem ter conseguido seus objetivos, segundo dados preliminares levantados por Air Data News, baseados nos registros do Planespotters.
De acordo com o levantamente, a Airbus já estava perto de 100 aeronaves entregues enquanto a Boeing pode ter entregue ao menos 65 jatos no mês. Os dados podem variar por várias razões como aviões que foram entregues mas que não deixaram as fábricas, por exemplo.
Mesmo que ocorra uma pequena variação, isso não impedirá a Airbus de novamente superar a Boeing. A empresa europeia teria entregue ao menos 722 aeronaves, duas a mais que a meta de 2023.
A fabricante dos EUA, por sua vez, não tem do que reclaramar, já que pode ter entregue 526 aviões, ou 10% a mais que em 2022.
A Boeing também teria atingido as metas de entregar 400 737 (foram até aqui 391 737 MAX e nove 737NG) e 70 787 Dreamliner (teriam sido 72 aeronaves).
A321 dispara em entregas
A Airbus teria conseguido entregar 563 aeronaves da família A320neo, número superior a todos os jatos comerciais entregues pela Boeing.
O A321neo liderou novamente as entregas com cerca de 314 aeronaves, seguido pelo A320no, com ao menos 245 jatos, volume ligeiramente maior que o de 2022.
A família A220 também teve um ano positivo, com 68 jatos entregues, segundo o levantamento – no ano passado haviam sido 53 unidades.
A entrega de widebodies, no entanto, estagnou. Pelos dados obtidos, teriam sido entregues 91 jatos, 59 A350 e 32 A330. Como comparação, a Airbus havia entregue 62 A350 e 32 A330 em 2022, contando com as versões militares.
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Ainda assim, em dezembro ao menos 10 A350 teriam sido enviados aos clientes, melhor desempenho do ano.
No domingo, 31 de dezembro, ainda havia aeronaves decolando das instalações das duas empresas no mundo, o que significa que a contagem segue aberta.