O primeiro voo do A321XLR já tem data marcada, 15 de junho, informou a Airbus nesta sexta-feira, 10. A variante de ultra longo alcance do jato de corredor único está realizando os últimos testes em solo em Hamburgo, na Alemanha, em preparação para o voo inaugural.
Apesar de marcada, a decolagem pode ser postegada caso as condições meteorológicas não sejam favoráveis na próxima quarta-feira.
Anteriormente previsto para entrar em serviço no ano que vem, o A321XLR só deve começar a ser entregue a seus clientes em 2024. A Airbus teve que rever o cronograma de desenvolvimento por conta de questões de certificação.
A despeito do atraso, a chegada do A321XLR ao mercado é aguardada com bastante expectativa. O desempenho prometido pelo jato é sem igual em toda a história, com uma autonomia de 8.400 km, suficiente para operar diversas rotas de longa duração hoje só possíveis com os caríssimos widebodies.
A nova versão do A321neo tem como diferença mais significativa o tanque central traseiro “RCT” (Rear-Centre-Tank em inglês), que acomoda 12.900 litros de combustível extra.
Com capacidade para até 244 assentos, o A321XLR já teve até o momento mais de 500 pedidos firmes desde que o programa foi lançado, há três anos.