A Airbus anunciou a instalação de uma nova linha de montagem final de suas aeronaves na Índia, nesta ocasião de helicópteros H125.
Assim como ocorreu com a produção de turboélices C295, a parceria foi acertada com o Grupo Tata, um dos mais importantes do país.
O local da linha de montagem final ainda será anunciado, mas a Airbus e a Tata pretendem entregar os primeiros helicópteros em 2026.
“Os helicópteros são cruciais para a construção da nação. Um helicóptero civil ‘Made in India’ não será apenas um símbolo da confiante Nova Índia, mas também desbloqueará o verdadeiro potencial do mercado de helicópteros no país”, disse Guillaume Faury, CEO da Airbus.
“O Grupo Tata tem o prazer de estabelecer a primeira instalação de montagem de helicópteros da Índia no setor privado. Esta instalação terá a linha de montagem final em parceria com a Airbus para o helicóptero monomotor Airbus H125 mais vendido do mundo, tanto para o mercado indiano como para o mercado de exportação”, disse N. Chandrasekaran, CEO do grupo indiano.
A linha de helicópteros H125 é a mais popular da Airbus e além de abastecer a Índia, a nova instalação também exportará aeronaves a países vizinhos.
O projeto guarda semelhança com a subsidiária Helibras, uma antiga iniciativa da Aerospatiale no Brasil criada em 1978 e que desde então produziu vários modelos de helicópteros civis e militares.
O anúncio da parceria foi feito durante a visita do presidente francês Emmanuel Macron à Índia como convidado principal nas celebrações do Dia da República, em 26 de janeiro.
A nova linha de montagem também fará testes, qualificação e entrega do H125 para clientes na Índia e na região.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O H125 é derivado do Eurocopter AS350 Écureuil e tem capacidade para até seis passageiros além de executar missões variadas.