Após ter conseguido evitar maiores reduções em sua carteira de encomendas, a Airbus apresentou uma queda significativa de pedidos em fevereiro, por conta do cancelamento de uma grande contrato com a Norwegian Air.
A companhia aérea low cost norueguesa, que havia fechado um acordo para 58 A320neo e 30 A321neo em 2012, rescindiu o contrato diante da sua delicada situação financeira. A Airbus ainda perdeu dois pedidos do A350-900 (para cliente não identificado), um A320neo para a BOC Aviation e um A220-300 para a Macquarie Financial.
A empresa de leasing AerCap, por sua vez, trocou um pedido de A320neo pelo A321neo. Por outro lado, a fabricante europeia conseguiu vender 10 unidades do A320neo para clientes não revelados, além de um A330-200 destinado a uma de suas próprias divisões.
O saldo negativo em fevereiro foi de 81 aeronaves, o que reduziu o backlog para 7.050 unidades, já incluídas as entregas do mês passado. Ao todo, a Airbus possui 20.295 pedidos firmes até o momento.
Entregas crescem
Já no quesito entregas, a Airbus conseguiu ampliar o envio de aviões a seus clientes se comparado a janeiro. Foram 32 aeronaves, sendo dois A220 (um A220-100 e um A220-300), 15 A320neo, 12 A321neo, dois A321ceo e um A350-900.
O mercado de widebodies continua a apresentar sinais muito fracos. Além da ausência de novas encomendas, a Airbus até agora só entregou três jatos de grande porte – um A330-800 para a Uganda Airlines, um A350-900 para a Turkish Airlines e outro para a Air China.