A Airbus pode estar próxima de anunciar uma encomenda volumosa de widebodies A330neo. A fabricante europeia seria a favorita a fornecer 30 aeronaves do modelo para a Malaysia Airlines em anúncio esperado para o Farnborough Air Show, afirmou a Bloomberg.
A Malaysia pretende substituir os antigos A330-200 e A330-300 que estão em serviço (24 aeronaves) e avalia também o Boeing 787 Dreamliner.
Segundo uma fonte da agência, o A330neo estaria à frente na disputa e um possível anúncio durante o Farnborough é bastante provável. A preço de tabela, o futuro acordo pode chegar perto de US$ 10 bilhões.
Embora tenha sido uma cliente importante da Boeing, a Malaysia Airlines tem optado por aeronaves da Airbus na maior parte das suas encomendas.
Além de operar seis A380, a companhia aérea do sudeste asiático também possui outros seis A350. A frota de jatos de corredor único, no entanto, é exclusiva de 737-800, com média de idade de 10 anos.
A Malaysia chegou a operar 44 Boeing 747 e 17 777, um dos quais desapareceu em 2014 enquanto um segundo widebody foi derrubado meses depois por um míssil lançado por separatistas pró-Rússia enquanto voava sobre a Ucrânia.
Que manchete mais sensacionalista. Como a fabricante francesa irá bater a norte-americana se essa encomenda é justamente para substituir os produtos da primeira? É natural que o A330neo substitua os A330 de primeira geração pois isso economiza em treinamento, manutenção e filosofia de trabalho. Vamos parar como essa “guerra” criada por vocês só para vender clicks.